quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Agora escolha


Motivos para a privatização da TAP não ter avançado:

- a) telefonema de Berlim
- b) telefonema de Luanda
- c) telefonema de Brasília
- d) telefonema da maçonaria

Vamos aguardar pelo evolução dos acontecimentos.




5 comentários:

Unknown disse...

O motivo apontado é que não é de certeza!

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=65114

Agora só resta declarar a falência da TAP, despedir aquele pessoal todo que, só em indemnizações não é pouco e pagar todo o passivo.

Vivendi disse...

Nem mais caro Bernardo.

Veremos a evolução dos acontecimentos.

Pedro Miguel disse...

Só quero referir que a justificação não foram as garantias dos 35 milhões, mas para pagamento do passivo exigível.

Em caso de privatização, os bancos podem exigir o pagamento imediato dos 1200 milhões de dívida ao novo dono.

Foi essa a justificação que vi ser apresentada, o que é um pouco diferente da justificação apresentada no artigo.

vazelios disse...

Não posso concordar.

Se privatizam, é mau porque X, se não privatizam é mau porque Y. Eu queria ver se tivesse sido privatizada, o coro de reclamações que seria na imprensa! (Mas não aqui, acredito)

Como sabem sou, à semelhança de todos vós e muitos dos leitores, a favor de uma privatização geral da economia.

Mas a TAP tem mais activos intangiveis que tangiveis.

Era bom para a TAP ter sido privatizada. Se era bom para o país não sei, não conheço com detalhe os contornos do negócio, para além dos números. Penso que tinha pontos positivos e negativos. Já li, ouvi e vi tanta coisa acerca deste assunto...mas se as intenções do Efremovich eram pouco claras, eram.

Claro que ele quer criar valor ao comprar a empresa, quer abrir uma porta para a Europa, quer valorizar a sua avianca associada a uma empresa reputada no mercqado onde se insere como é o caso da TAP, que só o nome, vale mais do que 35 milhões. (eu sei que não ofereceu só estes 35 milhões...)

Mas declarar falência e despedir as pessoas? Mas em que te baseias, Bernardo, para dizer isto?

O que diz o governo vale o que vale. Mas por enquanto, até descobrirmos o contrário, pretende privatizar a companhia.

Li hoje uma noticia que está a estudar a venda da VEM.

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-modelo-de-privatizacao-passa-pelo-fecho-da-vem_159022.html

Isto é que tem de sair da alçada da TAP. Isto e outras reformulações. Torna-la mais eficiente, parafraseando o Sérgio Monteiro.

Mas enfim, agora vão para lá 100 milhões, quiçá irão 100 milhões por mês, durante algum tempo.

Mas têm de tornar a empresa nmais atractiva para ser privatizada e este processo não foi bem conduzido e o timing não foi o ideal. Quando será não sei, mas concordo com ESTA decisão do governo.

O que se passou, já não sei!

Mas duma coisa acredito, o governo não vai fechar esta empresa, depois desta novela toda, e despedir 15mil pessoas. E mais ainda com o que isso afecta o nosso turismo e outros sectores associados.

Parece-me mais provável que vá aguentando a empresa com os nossos impostos, apesar de dizer que não pode directamente, fá-lo-á indirectamente via parpublica ou avais do estado na banca.

Não se esqueçam que a opção mais valorizada por este ou outro governo é a mais fácil. E a mais fácil aqui é aguentar a empresa, acalmar os animos, e roubar mais um bocadinho o contribuinte.

É a minha opinião mas o que eu acho é que todos têm certeza de alguma coisa, mas parece que todos falham.

Unknown disse...

Caro vazelios,

Baseio-me no facto de as principais rotas da TAP serem para a América do Sul e África que, neste momento, estão em grande crescimento. Mas este grande crescimento significa que no futuro aparecerá maior concorrência, incluindo as low-cost. Mais dia menos dia a Ryannair vai conseguir chegar à Portela e roubar uns não sei quantos clientes à TAP. As mesmas vão começar a ter rotas mais periódicas para a América do Sul com preços bastante mais competitivos. Nesse dia, em que tudo isto acontecer, a TAP mergulhada em dívidas não vai conseguir sequer restruturar-se e virar o seu negócio para low-cost, que parece ser de facto o futuro da aviação.

No entanto, também concordo com o teu comentário, quando dizes que o Estado vai continuar a financiar a TAP com os nossos impostos até o tal dia, em que já será tarde de demais.

Por isso, prefiro que seja privatizada o mais cedo possível, para que possa restruturar-se, valorizar as rotas mais lucrativas e acabar com aquelas que não têm potencial de crescimento. E até quem sabe avançar com novas rotas para ao México e América Central.

Sobre German Efromovich? Tenho a dizer que não me agrada muito a venda a empresas que já estejam nesta área. Preferia a venda a um outro tipo qualquer, que ainda não tivesse negócios na aviação. Não vá Efromovich destruir a TAP para reforçar a sua empresa, a Avianca.