quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Jornalismo de fraca qualidade


O Vivendi já mencionou o caso do ilustre desconhecido que se apresentou como economista da ONU,  este prestou um serviço ao país ao desmascarar a comunicação social nacional em especial os jornalistas do Expresso.

Eu há muito que não ligo às noticias veiculadas pelos media nacionais, já tinha percebido que não é mais que propaganda, seja a favor do governo seja contra.

O jornalismo português é mau, muito mau, como se pode constatar nos artigos postados no blog portadaloja.
Mas nem fazer um google search sobre a pessoa, não fazer procurar averiguar quem é, se de facto é quem diz ser.
Quantas notícias são veiculadas e não são confirmadas?Dá que pensar
.

The news should report the facts, o que claramente não é feito em Portugal.

Não ouvi a entrevista, nem a li do senhor em causa, mas estava a fazer Zaping na TV e passei no canal de informação que estava a ler as os títulos dos jornais e mencionaram o individuo a minha primeira reacção foi mais um mentiroso, e ignorei.
Já algum tempo percebi que os jornalistas em Portugal são parciais convidam quem vai lhes validar a história que querem contar.


As pessoas devem com este exemplo começar a questionar que vai a televisão falar, será que são entendidos? ou mais um mentiroso?

Bem a maioria é mentirosa, e vão lá procurar defender os seus interesses, o que é legítimo, mas já não o é quando dizem que falam pelo "povo".

Já algum tempo percebi, porque nunca aparecem economistas verdadeiramente neo liberais, essa palavra que virou insulto em Portugal. A realidade é que até hoje não vi nenhum na TV.
Porque é que as pessoas não tem acesso nos media, há escola austríaca? Pois bem, não se insere na história que os jornalistas querem contar, por isso nunca os veremos nos órgãos de comunicação social.

Por acaso, vi um bocadinho de um jornal da sic, estava la uma jornalista com 2 economistas, um não faço ideia quem era, o outro era o Miguel Beleza, fiquei a ver porque o Sr Beleza tem por hábito falar de uma forma cómica e contar umas histórias engraçadas, apanhei a meio, não interessa o que estavam a discutir, o engraçado foi que a pivot faz uma pergunta claramente há espera de uma resposta, quando o Miguel Beleza lhe espeta com uma resposta que ela não estava  há espera, ela insiste ele não desarma e a mulher fica desamparada com cara de não saber o que fazer, o que dizer, porque o enredo não era aquele.


Num país em condições, em que os jornalistas procuram ser bons profissionais, os responsáveis pelo Expresso, Sic, etc... teriam se demitido, mas em Portugal a culpa geralmente morre solteira







.


Sem comentários: