terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A bolha imobiliária portuguesa


Pedro Bingre, 

Apresenta-nos uma das melhores explicações sobre a bolha imobiliária portuguesa que foi decisiva para chegar a este buraco da dívida.

Poucos querem assumir que aconteceu também uma bolha imobiliária em Portugal, nem especuladores, nem banca, nem políticos, nem proprietários assumem este rotundo falhanço.

Todas as partes envolvidas na bolha procuram agora aguentar esta situação até ao limite na tentativa que a economia real não entre em confronto com a economia artificial que foi construída no passado do boom imobiliário português

Esta má alocação de recursos que consistiu em desviar dinheiro de investimento produtivo para o investimento especulativo, teve como resultado, ironia das ironias, o nosso maior endividamento externo de sempre para comprar solo português.  

Chamo também a atenção dos leitores para como surgiu na economia todo este dinheiro artificial (a má moeda) que nada mais foi que dinheiro criado pela banca europeia a partir do nada que serviu apenas para criar uma falsa expansão de prosperidade nos países que se depararam com todo este dinheiro fácil e apenas criaram bolhas

Sobre a evolução futura do imobiliário português, a mensagem é clara, se queremos que os jovens permaneçam em Portugal os preços do imobiliário então devem descer vertiginosamente.









3 comentários:

André disse...

É muito interessante, mas parece-me que há aí umas confusões.

Por exemplo há umas coisas que não percebo:

No primeiro video o Pedro Bringe ele diz que nos países da Europa civilizada quando um solo é requalificado este deve indemnizar o propriétário por base na mais valia que se obterá graças à requalificação, que irá para o Estado construir obras públicas, e em Portugal não é caso. Por uma vez não vejo problemas na nossa legislação, é que eu não percebo porquê que dois actores haveriam de indemnizar o Estado por algo que não é dele e em que não fez nada a não ser determinar o que se pode fazer no terreno. Além disso se depois as construtoras são parvas o suficiente para pagarem aos bancos ou outros vendedores milhões por terrenos que não valem isso não vejo em quê é um problema tão persistente. A não ser que seja uma "conspiração" para pedir mais de juros ou aluguer a quem estiver interessado em adquirir casa, mas mesmo assim parece-me ridículo porque se as pessoas não tiverem de quê pagar a quê que isso vai adiantar?

No segundo video o Pedro Bringe diz que em 1965 Salazar privatizou os terrenos particulares, ora que eu saiba para se poder construir é preciso uma autorização da Câmara (e ele próprio fala de isso no primeiro vidéo), por isso em quê que estamos?

André disse...

Ah e mais, ele diz no primeiro video que só podemos escolher entre o resgate da banca e do Estado social. Ora sabendo que desde 1974 as despesas do Estado social excedem sistematicamente as receitas, o que obriga o recurso à dívida e por isso à banca, não vejo como pode ser um ou outro (os bancos podem ainda "fugir", não voltando a emprestar o dinheiro impresso do Estado ou retirado por impostos mas depois o Estado imprime dinheiro para sí e eles levam com a hiperinflação, e de pouco lhes servirá comprar activos estrangeiros antes de esse episódio porque se começa a haver muita gente a comprar activos estrangeiros estes vão se tornar mais caros, logo os bancos perderão ainda mais liquidez).

doorstep disse...

Socorro! Acudam!

O nosso estimado Vivendi fez o salto mortal sem rede do neo-liberalismo para o abrilismo, sem sequer passar em transito pela esquerda punheteira (a do seguro, do punho cerrado)!!!

Socorro! Acudam!