segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Chávez fecha lojas Zara por 72 horas

Notícia no Económico: "O presidente da Venezuela ordenou o encerramento de nove lojas da Zara franchisadas por 72 horas. O Governo da Venezuela (…) acusa as lojas da Zara de margens excessivas face à desvalorização do bolívar, a moeda nacional. Hugo Chavéz ordenou assim o encerramento de nove lojas franchisadas da Zara para que estas avancem com modificações dos preços.
Um funcionário da autoridade venezuelana, Osiris Pacheco, explicou aos meios de comunicação que a Zara estava a praticar "margens excessivas, sendo preciso verificar as estruturas de custos destes estabelecimentos" e acrescentou que as lojas vão continuar fechadas, para evitar a imposição de novas sanções."
Comentário: Um big LOOOL! Foi a piada do dia, de certeza. Se a Zara pratica margens excessivas, deixem-na praticar. Isso significa que está a prestar um bom serviço ao cliente, caso contrário, ele não adquiriria os seus produtos pelo montante que a Zara exige em troca. Se a Zara lucra, é porque os clientes lá vão e se sentem satisfeitos com a qualidade/preço dos produtos em questão. Se os produtos fossem demasiado caros para a qualidade, os clientes iam a outras esquinas e era obrigada a descer o preço final ao consumidor. 
Para além disso, assusta-me o facto de alguém pensar que encerrando a Zara por 72 horas ou por 1 semana vai conseguir alguma mudança nos lucros. Quem não pôde ir esta semana à Zara por estar encerrada, vai para a semana ou daqui a duas semanas. Conclusão das conclusões: mesmo que esta semana a Zara não tenha clientes, nas próximas semanas vão lá os clientes que já iriam nessas semanas mais o que iriam nesta e não foram.
Os socialistas devem viver noutro país e noutra realidade, é que só pode!
Bernardo Botelho Moniz

1 comentário:

LP disse...

Preocupa-me os comentários a esta notícia no site do Económico. Talvez eles não saibam, mas a vantagem do socialismo é a igual distribuição de misérias.