sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tendencialidade do nosso jornalismo

via Jornalismo Assim 

Tenho a dizer que este tema é já "recesso", visto a notícia ter saído na passada segunda-feira sobre as declarações de Arménio Carlos, que caraterizou Abebe Selassie, chefe da "missão" do FMI para Portugal, como "rei mago escurinho".

Conclusão: ao contrário do que seria de esperar ninguém o condenou, nem foram abertas petições para exigir a demissão de Arménio Carlos. A meu ver, estas declarações não deixam de ser menos graves por se referirem a um estrangeiro, pois quem as lança a um estrangeiro pode muito facilmente virá-las contra um nacional. Elas são graves do ponto de vista moral e ético e têm de ser condenadas.

Um outro lado da questão, é a diferenciação/distinção que se tem feito quer na comunicação social quer na sociedade civil sobre quem profere este tipo de declarações infelizes/polémicas. É prova de que a imprensa tem uma grande influência na opinião do público em geral. Se por um lado estas palavras de Arménio Carlos não fizeram eco nas televisões e nas redes sociais, já os seguintes casos geraram bastante polémica:






Pessoalmente, destas três declarações a única que chocou foi a do nosso "exmo." Presidente. Sobre as duas restantes, penso que a realidade não as desmente. Pelo contrário. Agora o que pergunto é: será que as declarações do Arménio Carlos não são mais chocantes do que as do Cavaco ou da Isabel Jonet? Porque ninguém ligou? Porque a comunicação social fez pouca referência?

Bem por agora fica o frente-a-frente do Jornal das 9, na SIC Notícias, e vejam a desculpa que o António Filipe (PCP) deu. É "mesmo isso" que o PCP diz quando elas vêm do Cavaco ou do Ulrich!!





Ainda assim há quem tenha o descaramento de afirmar que o jornalismo em Portugal é tendencialmente de direita... Enfim, acho que nem eles acreditam no que dizem!!


Bernardo Botelho Moniz

Sem comentários: