sexta-feira, 5 de abril de 2013

Já há muito Portugal está em Depressão


Mas Tiago já não estamos em depressão económica?

Dirão estamos em recessão, mas eu recordo-me de um texto partilhado pelo Vivendi, do Routhbard, no seu blog sobre como os economistas gostam de inventar novas palavras para descrever os mesmos fenómenos, mas de forma a não criarem estigmas nas populações.
A palavra recessão foi a criada para referir o mesmo que a depressão (palavra que cria medo nas pessoas), bem como por exemplo, o crescimento negativo. Uma forma de dourar a pílula.

Mas com uma economia a definhar rapidamente e em força, um aumento exponencial do desemprego, redução da poupança, aumento da emigração, etc... não já Estamos em depressão há uns anos?

Dirão o Pib não caiu ainda muito, hmm......      

O PIB é uma medida falível e que nada nos diz sobre a realidade, vejamos o exemplo do governo chinês, faz umas linhas de comboio, umas barragens etc.. e o PIB apresenta-se logo a crescer, não importa muito que ninguém os utilize mas permite que o PIB cresça.

O sector privado (o produtivo) tem vindo a cair nas ultimas décadas, os políticos como forma de serem elegidos foram criando empregos públicos, e enganando as pessoas.

O Fim chegou, mas ninguém o quer aceitar.

A economia baseada em papel (divida) é uma economia irrealista, mais cedo ou mais tarde as coisas caiem.

O desemprego é elevado porque se faz tudo para impedir o ajustamento, tudo se faz para se combater a realidade.

Se a Troika não nos tivesse safado, o Estado e toda a economia e sociedade teria ajustado, o corte não teria sido de 15mil milhões teria sido pelo montante necessário para equilibrar.

A realidade é que a economia, a sociedade está viciada em divida (crédito) e como todos os viciados, a sua desabituação será brutal, mas quanto mais tarde pior.

Falar em crescimento económico como ouvimos falar é pura retórica nada mais.

O desenvolvimento económico leva tempo, e se o que deve ser feito fosse feito, a dor seria por alguns anos, quantos? não faço ideia não faço previsões deterministicas, mas o que posso afirmar seria de duração muito menor que a que se perspectiva que iremos passar.

 Os políticos conseguem enganar as pessoas, porque a ignorância económica é brutal na população, e esta aliada a um sentimento de direitos adquiridos vai levar a que as decisões tomadas serão as piores possíveis e
veremos a uma diminuição ainda maior da já parca liberdade individual que as pessoas tem em Portugal.


2 comentários:

Vivendi disse...

Concordo.

Para mim Portugal começou a entrar em depressão desde 98, não por causa do € mas pela expo98.

Nesta fase do campeonato o pib é o q menos interessa. O importante é diminuir o peso do estado para que possam surgir novas oportunidades e investimentos.

E numa coisa os economistas tiveram bem... Colocaram fasquias para a redução do estado.

Tiago Mestre disse...

As recessões foram/serão de:
1,2% em 2011
3,2% em 2012
2,3% em 2013
Já roça a depressão. Concordo.

Mas o que ainda falta fazer será pior do que depressão então.
Podemos arranjar novos adjetivos:
Super-Depressão
Colapso económico
Morte económica
É o que quisermos..

O que todos sabemos é que ainda falta cortar muito..