terça-feira, 14 de maio de 2013

A grande tourada portuguesa


Bem ou mal, no caso vai sendo mais mal que bem, o atual governo composto pelo PSD e CDS-PP lá vai enfrentando o touro despesista pelos cornos sem querer desistir de enfrentar a besta, seja pelo gosto de manutenção de poder seja pela obrigação imposta desde fora por uma plateia composta de exigentes membros da troika e parceiros europeus.

Os portugueses lá vão assistindo a estes episódios da tragicomédia que decorrem na arena cada vez mais desesperançosos com o possível resultado daquilo que poderá acontecer ao touro. Um touro que quase todos portugueses se habituaram  a estimar como se estivessem a adorar o bezerro de ouro sem perceberem as consequências das suas proporções cada vez mais desmedidas.

Os media esses encheram-se de gáudio e de farpas para tornar o festim ainda mais duro e deprimente.

Os revoltosos de extrema esquerda, espumam-se de raiva para mostrar que são contra esta tourada e as vezes até parecem ter mais raiva que a raiva do touro despesista.

E O PS? Qual a posição deste partido tão aclamado pelas sondagens? Foram os grandes promotores deste imemorável espetáculo, convidaram as gentes estrangeiras para financiar o evento e até se comprometeram que iriam participar na luta. Mas agora é vê-los por aí a afastarem-se da arena, da confusão da lide e a sacudir a poeira da responsabilidade dos ombros. Nem para pegar no touro pelo rabo se mostram disponíveis. Acreditam e tentam convencer os mais incautos que conseguem acalmar o touro insaciável, querem o touro fora da arena pois acham ques os direitos adquiridos pelo touro devem ser mantidos e apresentam como alternativa um horizonte futuro de pastagens cheias de crescimento frondoso que só eles conseguem enxergar.

Resta-nos ir acompanhando até onde os convidados estrangeiros estão dispostos a ir com este espetáculo, apesar de eles perceberem pouco das nossas tradições no final de contas o dinheiro é deles.

Olé!

Sem comentários: