sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A memória curta de quem fala e que tem poder.

É espantoso ver agora que certas instituições bancárias mundiais, bem como investidores e comentadores americanos, realçam o excesso de liquidez que a Reserva Federal deu ao sistema financeiro, ameaçando o mundo do rebentamento a qualquer momento da bolha monetária que cresce, cresce, sem parar.

A memória do ser humano é definitivamente muito curta, daí insistirmos com frequência nas mesmas práticas julgando que os resultados desta vez serão diferentes.

O pessoal julgava que toda a injeção de liquidez pelas instituições públicas resolveria o problema da falta de confiança dos consumidores e que pelo meio um novo ciclo económico se iniciaria. A malta gosta mesmo de acreditar que há Pai Natal, e que para tudo há uma solução positivista.

O que vejo no dia-a-dia é que as pessoas na generalidade prendem-se num mundo virtual, com soluções que querem acreditar que funcionariam no mundo real, e portanto toca de as tentar vender ao parolo mais próximo que as está a ouvir. Encontrar pessoal que tem uma visão muito mais ligada à terra e que não anda sempre à procura de teorias de conspiração para tudo é uma tarefa bem complicada.

Lia no ZeroHedge que a UBS considera que a Reserva Federal está "entalada", ou seja, não tem condições para iniciar o Taper que Bernanke falsamente anunciou há uns meses.
O Marc Faber até já fala que Karl Marx tinha razão ao anunciar que o sistema capitalista produziria crises cada vez mais crescentes.

A malta só repara no elefante dentro da sala quando ele já está a esmagá-las.

Tiago Mestre

1 comentário:

vazelios disse...

Nem mais Tiago. Só começam a dizer as coisas quando elas já estão a acontecer.

Há quanto tempo demonstravas evidências dos EUA e de outros casos de que a economia não era sustentável?

Por falar nos EUA ontem fui jantar ao meu sogro, que veio de duas semanas em trabalho nos EUA. Veio a dizer que a economia deles está muito má. Só me ria para dentro.

Se soubesses a "porrada" que levei à mesa estes ultimos 3 anos quando eu já dizia isso e ele discordava dizendo que eles estavam optimos, nem imaginas.

É inacreditável a falta de visão a longo prazo de tanta gente.

Basta estarem realmente informadas e verem gráficos, números, analisarem a historia. Feitos do passado (keynesianismo) não são necessariamente soluções do futuro.

Os EUA e a FED vão tentar sempre o seu bluff, testar o mercado. Mas não vão conseguir e vão de debt ceiling em debt ceiling até ao possível colapso.

A não ser que façam o que deve ser feito, que é cortar na despesa à grande, muito mais do que a Europa necessita