quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mais uma teoria da treta



É por estas e por outras que a profissão de Economista está tão desacreditada.

Antes de me debruçar sobre a estupidez dita por este "economista", uma nota, Inflação não é a subida do nível dos preços, isso é uma consequência.
Inflação é um aumento da massa monetária (na teoria austríaca), logo deflação será uma diminuição da massa monetária.

A teoria de que a deflação(1) é mau, é que os agentes económicos ao terem a expectativa de que os preços iram baixar, adiam a sua compra, ao terem esta atitude levam a que haja uma diminuição do consumo que por sua vez leva a uma baixa de preço (o produtor não vende, então baixa o preço para tentar vender), que por sua vez faz adiar o consumo, etc.. o dito circulo vicioso da deflação.
Mas esta teoria tem lógica?O preço é o único factor que existe no processo de compra?A realidade o que nos diz?

Bem se olharmos para a nossa experiencia de vida rapidamente percebemos que a teoria não tem validade, porque digo isto?, pois bem o mercado dos telemóveis, dos computadores, etc.. demonstra que esta teoria não tem validade, quantas vezes vimos na Tv filas a espera de que o novo Iphone fosse posto a venda, ou Samsung Galaxy mesmo nós sabendo que em 6meses estes telemóvel irá baixar de preço?
Ou um PC que hoje vale 600€ sabendo nós que daqui por 6meses valerá 350€?

Dirão esse mercado é particular, o que aí ocorre não pode ser estendido a toda a economia.

Mas a verdade é que o desenvolvimento económico (ou crescimento como preferirem) leva a que os preços caiam, nos USA o século onde o nível de vida mais subiu foi no século XIX, foi o século onde mais os preços caíram.
A melhor forma de ajudar os que menos tem é com preços dos bens a cair e não a aumentar.
Vejamos hoje um pobre tem acesso a um conjunto de bens e de serviços que nem um rico há 50anos tinha.
A realidade é que o aumento da produtividade leva a uma diminuição dos preços, e isso leva a um aumento do nível de vida.

Para estes ditos especialistas, a deflação é mau porque assim os empresários perdem dinheiro, leva ao encerramento de empresas e ao consequente aumento do desemprego, isto será verdade apenas para uma parte da economia, a parte que corresponde aos empresários que avaliaram mal o mercado e que por este erro devem ser punidos(2). Os que avaliaram bem o mercado será uma época de grandes ganhos, se os preços estão mais baixos, e os salários a cair(3), isto permite que o nível de consumo não caia tanto.
Analisemos o cenário contrário, inflação e salários reais a baixar(4), o nível de consumo será menos, como logicamente constatamos, o bem estar dos consumidores será menor.

Mas para um Socialista (5) a deflação, é ainda pior, o IVA é um imposto que incide sobre o preço do bem, geralmente 23% pois 0,23*100 é diferente de 0,23*90, com a baixa de preços o Estado arrecada menos impostos, ao invés com inflação o Estado arrecada mais como vemos pelo mesmo exemplo que apresentei.
A inflação como podemos ver não é mais que um imposto escondido, que toca a todos de igual forma, mas que é especialmente pernicioso para com as camadas menos favorecidas da população(6)

Uma outra curiosidade que podemos retirar das afirmações do dito especialista é que este defende abertamente que o Estado deve procurar "roubar" o cidadão, mas para isso deve o enganar, ele afirma que com inflação o Estado consegue fazer baixar o salário Real, mas se alguém defende que o salário nominal deve baixar, são os primeiros a insurgirem se contra, What Gives?

Dirão mas com inflação o devedor vê a sua divida real baixar e se baixarem os salário nominais este vê a sua divida real aumentar, deve se baixar assim a divida porque de outra forma o incumprimento vai aumentar, etc.... a mesma lenga lenga de sempre.
Pois e o outro lado da moeda, e os aforradores os que permitem que se possa emprestar?(7)
Pois a inflação leva a que aja uma transferência de riqueza dos aforradores para os devedores.

Os preços devem subir ou baixar conforme dita o mercado livre, este sistema é o mais eficiente, e não um burrocrata.

O que estes "especialistas" defendem é que tudo deve ser manipulado para convergir com as suas agendas politicas, o problema é que como já se vem constatando desde 1913(8), é que estas manipulações levam a ciclos de BOOM e BUST.
Quando corre bem, ou durante o tempo que aparenta estar a correr bem, o feito deve se aos politicos que são seres todos sabedores, quando começa a correr mal a culpa é do capitalismo selvagem(9), do mercado livre.

A ideia a reter é que a deflação (entendida como diminuição dos preços) é o caminho normal do desenvolvimento económico, a capacidade produtiva e a produtividade aumentam então é possível fazer mais com o mesmo, isto liberta recursos para outras áreas e leva a que nós cidadãos tenhamos acesso a mais bens e serviços a preços mais baixos, levando a um aumento do nosso Bem Estar.

Ps- os americanos tem um adjectivo apropriado para pessoas como o "especialista" , Tool.

E claro "dont fear the bust fear the BOOM"




(1) vou usar a definição de inflação/deflação do so call "especialista"
(2) aqui quer dizer que devem absorver as perdas, mesmo que isso implique a falência
(3) os salários tem vindo a cair, o que é natural, o salário não é mais nem menos do que um preço, o preço do trabalho.
(4) salários a crescer a um ritmo inferior ao aumento do nível geral dos preços
(5) que é o caso do "especialista" é do PS
(6) é interessante ver que os que se intitulam defensores dos mais desfavorecidos defendem politicas que os mais impactados são os mesmos que dizem defender.
(7) distinção aqui de poupança que permite aumentar o investimento de forma sustentada, e da criação de dinheiro do nada que não permite investimento de forma sustentada.
(8) data da criação da FED
(9) é hilariante ver o people a falar do capitalismo selvagem, da falta de regulação etc... quando a vida humana nunca foi tão regulada.

1 comentário:

Ricciardi disse...

Hayek separava bem as coisas. Achava que a deflação podia ser benigna ou maligna.
.
A benigna devém de uma queda nos preços decorrentes da evolução tecnologica e da produtividade (computadores etc). A maligna devém da introdução administrativa de cortes nos salários.
.
Em suma, a deflação actual, para usar o termo corrente, dá-se pelos motivos malignos e não pelos motivos virtuosos.
.
Dá-se pela intervenção do estado nos rendimentos das familias (atraves de impostos ou cortes salariais) e não porque se evoluiu tecnologicamente ou se tenha aumentado a produtividade real (medida em termos de outputs).
.
Esta deflação é semelhante à inflação maligna que devém tambem por intervenções estatais no nivel de preços.
.
No meio disto tudo fica o Equilibrio.
.
É proveitoso para a consolidação rápida das contas publicas ter uma inflação moderada.
.
Rb