sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Leica: não há duas iguais

Que orgulho...


Em Vila Nova de Famalicão é fabricada, de forma quase artesanal, uma das máquinas fotográficas mais perfeitas do mundo.
Quando os irmãos Leitz decidiram conhecer Portugal, no início da década de 70, correram o País de Norte a Sul. Nessa altura, de alguma forma, chegou aos ouvidos de Ernst, Gunther e Ludwig, o seguinte ditado popular: "em Lisboa diverte-se; em Coimbra estuda-se; em Braga reza-se e no Porto trabalha-se".

E não é por acaso - para os alemães, nada é por acaso - que a fábrica portuguesa da Leica está localizada em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Os alemães decidiram que a melhor opção seria instalar a empresa entre a cidade onde se reza e onde se trabalha porque, no final de contas, uma empresa precisa sempre das duas coisas.

E, hoje em dia, mais do que nunca. A fábrica do Lousado, em Vila Nova de Famalicão, é a única unidade da Leica fora da Alemanha. A dependência que a marca tem da unidade portuguesa é total. Cerca de 90% de uma máquina fotográfica é feita em Portugal. Quando chega a Alemanha, é incorporado o principal valor acrescentado: o sensor, que é o que permite à máquina disparar e capturar o momento; e o corpo da máquina é revestido a cabedal preto.

Carlos Mira, administrador da Leica Portugal, desabafou que numa reunião na Alemanha, os administradores, reunidos à volta de uma mesa, colocaram um cenário de incêndio: quais os prejuízos da empresa se uma das fábricas ardesse. Os alemães foram unânimes: o que é feito na fábrica de Solms, na Alemanha, a fábrica portuguesa poderia começar a fazer em duas semanas, mas se ardesse a unidade portuguesa, a marca Leica desaparecia.

Sem comentários: