sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A lendária dieta ucraniana


11 comentários:

Fada do bosque disse...

Caro Vivendi... Holomodor não é para se repetir. Pelo menos é esse o meu desejo, mas pelos modos como vão as coisas, já nada me admira.

As 85 pessoas mais ricas do mundo têm um património de US$ 1,7 trilhão, o que equivale ao património de 3,5 bilhões de pessoas, as mais pobres do mundo. A Oxfam observou no seu relatório que, nos últimos 25 anos, a riqueza ficou cada vez mais concentrada nas mãos de poucos.


A renda líquida obtida em 2012 pelas 100 pessoas mais ricas do mundo, 240 bilhões de dólares, poderia acabar quatro vezes com a extrema pobreza no planeta.


"É chocante que no século XXI metade da população do mundo não tenham mais do que a minúscula elite cujos números podem caber confortavelmente num autocarro de dois andares", afirmou Winnie Byanyima, diretora-executiva da Oxfam.
http://octopedia.blogspot.pt/2014/01/os-85-mais-ricos-do-mundo-tem-tanto.html

Lura do Grilo disse...

"As 85 pessoas mais ricas do mundo têm um património de US$ 1,7 trilhão, o que equivale ao património de 3,5 bilhões de pessoas," O dinheiro não se come, grande parte deste dinheiro é valor (perspectivas de uma empresa, negócio, etc que a não se concretizarem vale zero)", estas fortunas estão em países que nunca passaram por fome tremendas (Ucrânia, Zimbabwe, Etiópia, etc). As grandes fomes e carências vieram precisamente destes sofismas e preconceitos. Distribuir esta "riqueza por todos" daria para viver melhor 3 a 4 meses depois era o abismo: não havia investimento, renovação das empresas, optimização da produção, etc.

Há que educar a inteligência.

voz a 0 db disse...

"O dinheiro não se come, grande parte deste dinheiro é valor"

Antes da vírgula... perfeito!
Depois da vírgula... foda-se! (os mais sensíveis a vulgarismos que saltem a palavra!)

O dinheiro não é valor! É mero papel tingido que infelizmente o gado humano continua a ADORAR COMO UM DEUS! Mais valia substituir o obelisco da praça do vaticano por uma pilha de papel impresso com o mesmo formato genital! Sempre era mais fidedigno, e mais adequado aos tempos actuais!

De qualquer forma o dinheiro vale sempre zero, afinal basta olhar actualmente em redor e de tanto dinheiro que existe no sistema não se vê nada de jeito!

E já agora! Se só "grande parte deste dinheiro é valor" o que raio é a parte restante?

Sérgio disse...

A "voz a 0" não percebeu o conceito, permitam-me um exemplo nosso conhecido para ilustrar esta questão, o Sr. Soares dos Santos (grupo Jerónimo Martins) possui uma fortuna de cerca de 2 Mil Milhões de Eur., mas isso não é o valor que ele tem numa conta bancária e que pode lá chegar e levantar o que quiser a seu bel prazer, essa fortuna é o valor de mercado das acções da empresa que ele possui (mais outros patrimónios certamente), se a empresa não tiver boas perspectivas o "valor" cai a pique, no limite, se for à falência os 2 Mil Milhões passam a Zero! Ou seja, essa fortuna não é uma pilha de notas que ele possa distribuir, ele distribui e constrói riqueza sim por meio dos empregos que cria.
Os tais 85 "sacanas" que teem essa riqueza toda são posições do mesmo género, apenas de "valor" muito superior ao exemplo citado, a ideia de destruir essas fortunas a bem da humanidade é uma ilusão idiota típica da esquerda ignorante e não só.

Lura do Grilo disse...

Sérgio ... obrigado. Agradeço-lhe a paciência que eu não tenho nem teria.

É curioso: podiam pensar na Venezuela e tentar perceber o que aconteceu mas ... não. Ou Zimbabwe ... mas não. Ou Argentina ... mas não! Admito até que não tenham acompanhado o pós-25 de Abril por serem muito novos, mas andarem de olhos fechados é triste

Vivendi disse...

Essa falácia dos ricos vs pobres já foi aqui desmontada em 3 posts:

http://viriatosdaeconomia.blogspot.com/2014/01/porque-estados-merdias-e-esquerdalha.html

http://viriatosdaeconomia.blogspot.com/2014/01/porque-estados-merdias-e-esquerdalha_5555.html

http://viriatosdaeconomia.blogspot.com/2014/01/porque-estados-merdias-e-esquerdalha_7949.html

Vivendi disse...

A caricatura do Staline serve justamente para alertar as pessoas dos perigos do controle estatal.

É comprovado pela história que:
- estado = + liberdade + riqueza

Sérgio disse...

Obrigado eu pelos artigos, de facto há coisas tão básicas, com tantos exemplos históricos, e mesmo assim continua-se a ver serem defendidos tantos absurdos.

Anónimo disse...

Que bonito!

Então para me explicar que não entendi, vem-me falar de acções e valores em bolsa? Mais valia ter-se poupado a tal estupidez... Falou exactamente do mesmo... Trocou papel moeda, por papel acção (algo que nada vale)...

Depois parece-me que anda a dormitar, ou a vegetar (escolha ao seu gosto) nesta bela sociedade de bancos privados...

"ele tem numa conta bancária e que pode lá chegar e levantar o que quiser a seu bel prazer,"

depois de ler esta tirada nem sei se vale a pena deixar a ligação, mas como não perco muito tempo aqui fica

Quer você, que o seu amigo (o cricri), andam mesmo a nanar!

Mas por mim podem continuar na vossa condição de escravos anestesiados! Afinal também fazem falta!

VOZ

Sérgio disse...

Caro voz ou taawaciclos ou qualquer que seja a sua identidade, em primeiro lugar os comentários devem sempre mostram respeito pelos intervenientes, mesmo que não se concorde com um conceito, para comentários infantis já existem as caixas de comentários dos jornais onde tal abunda.
Segundo vejo que não percebeu mesmo nada do que eu disse, coloquei "valor" entre aspas precisamente por tanto o valor do dinheiro papel como acções ser algo flutuante, também disse que que "...isso NÃO é o valor que ele tem numa conta bancária..." portanto V. Exª trocou-se todo. Claro que os bancos us aqui outros alí fazem controlos de capitais, afinal na prática estão quase todos falidos, mas olhe que são precisamente os mais socialistas que os querem ajudar, o verdadeiro liberalismo deixa-os cair tal como qualquer outra empresa, se não é viável fecha, ponto.
Entretanto tem por aqui muito material de iniciação para aumentar a sua cultura económica e sabe que mais? É grátis! os autores não lhe cobram um cêntimo e são liberais! Quem diria heim!?

Anónimo disse...

@Sérgio...

Indirectas também as entendo! E assim sendo aplique a si próprio o seu conceito de "respeito pelos intervenientes"

Mas já verifiquei, também, que lerá muito rápido e depois escreve o que escreve! E está errado, e pelos vistos a sua capacidade de perceber é idêntica à minha, pois eu também não afirmei que o que tinham no banco era valor (nem com aspas nem sem aspas!)

E depois você escreve "...isso NÃO é o valor que ele tem numa conta bancária..." que traduzido na sua linguagem de "economez" é:
isso=acções e (mais outros patrimónios certamente)

"NÃO é o valor que ele tem numa conta bancária" portanto no banco o tipo fica apenas com o papel moeda, vulgo dinheiro, que nem tão pouco pode ser levantado nas quantias (ainda por cima miseráveis) que o "falso" dono pretende!

Mas claro que para iluminados como vossa excelência tudo isto é normal "são
controlos de capitais" porque, e o melhor vem agora, "na prática estão quase todos falidos" Quase chorava!

A cereja foi "mas olhe que são precisamente os mais socialistas que os querem ajudar, o verdadeiro liberalismo deixa-os cair tal como qualquer outra empresa, se não é viável fecha, ponto." (continua com as indirectas!)

Depois desta tirada e se o que escreve é graças ao que leu por aqui a nível de "cultura económica"... Dispenso!
Só se não tiver mesmo mais nada para fazer, mesmo dentro do NADA!

O "verdadeiro liberalismo" existe pelos vistos na sua ilusão! Na prática NADA, nem cheiro, nem silhueta... Nicles, batatóides!

VOZ