terça-feira, 15 de abril de 2014

O sucesso da Noruega


Os estatistas amam a Noruega (por exemplo, leia isto). Primeiro, é um país europeu. Segundo, é um país social-democrata; concede o Prêmio Nobel da Paz. Terceiro, é considerado um estado de bem-estar social, talvez até um socialista. Em 2011, sua arrecadação com impostos foi de 57% do PIB, a maior de todas as economias desenvolvidas.
O sucesso da Noruega nas décadas recentes coincidiu perfeitamente com duas explosões: a produção de petróleo bruto do Mar do Norte e os preços do petróleo.
Chamar a Noruega de Arábia Saudita da Europa seria um insulto. A Arábia Saudita tem produzido cerca de 125 barris de petróleo por ano por pessoa. A Noruega produziu entre 135 e 250 barris por ano por pessoa de 2001 até 2011.
Mesmo em escalas absolutas, a Noruega é uma grande exportadora de petróleo. Na verdade, é a quinta maior exportadora de petróleo no mundo. Maior que o Iraque. E o Canadá. E os EUA e a Venezuela. Está atrás somente da Arábia Saudita, Rússia, Irã e os Emirados Árabes Unidos. E lembre-se, sua população total é cerca da mesma que a segunda maior cidade da Arábia Saudita, Jedah.

Continue lendo aqui

Sem comentários: