terça-feira, 15 de abril de 2014

Os EUA estão a empobrecer

Há cinquenta anos, o maior empregador dos Estados Unidos da América era a General Motors, que pagava aos seus empregados um ordenado médio próximo aos USD 50.00 dólares a hora - corrigidos para a moeda de hoje em dia.
Hoje, o maior empregador da América é o Wall-Mart, que paga um ordenado médio de USD 8.00 dólares a hora. Grande parte das suas vendas são obtidas por meio de food's stamps, custeado e distribuído pelo Estado, que promove essa "ação afirmativa" pela redistribuição de riqueza dos impostos.
Hoje, o ordenado médio da General Mortos está em torno de USD 29.80 a hora, com cargos de responsabilidade gerencial recebendo em torno de USD 39.95 dólares a hora.
E você achando que os Estados Unidos não estão empobrecendo, à medida que o seu Estado aumenta e a sua iniciativa privada é asfixiada. Se a ilusão é de que o poder de compra aumentou, foi graças ao mercado que tornou os custos de produção mais baratos do que eram. E o Estado segue, em seus dois mil anos, sem criar uma única gota de riqueza.

Ícaro de Carvalho


Sem comentários: