segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Porque socialismo sem filas, não é socialismo

Socialismo é geralmente definido como o sistema em que os meios de produção são socializados, mas uma definição bem mais próxima da real seria: "longas filas e falta de itens básicos para a dignidade humana".

Há um certo padrão quando falamos de economias socialistas. No longo (Pode ser médio ou curto. É uma variável que depende da quantidade de tempo que o país em questão desfrutou de livre mercado e pôde enriquecer) prazo as prateleiras irão ficar vazias, pessoas começarão a disputar os insumos mais básicos para a dignidade humana como alimentos (Veja um registro aqui: http://goo.gl/oyyDFJ) e não restará alternativa ao povo além de violar a lei sistematicamente para poder tentar viver dignamente.

 Não precisamos nos reter aos exemplos empíricos da União Soviética, China, Coreia do Norte (http://goo.gl/mUZxBb) ou ir em países mais periféricos como a Roménia (http://goo.gl/S4eT7z) e o Zimbabué (http://goo.gl/H3NKb1). 

Há muitas décadas, Hayek e Mises já avisavam que a sociedade é muito complexa para ser planejada centralmente por um bando de burocratas. Sem o sistema de preços, lucros e prejuízos - intrínsecos ao mercado - é impossível para os planeadores saberem se estão acertando ou não e corrigirem os seus erros (Entenda mais aqui: http://goo.gl/VZ70an). Não tarda muito para a sequência de erros gerar o que estamos vendo agora na Venezuela.

A falta de alimentos ocorre de maneira tão generalizada na pátria de Simon Bolívar que o governo de Nicolás Maduro anunciou que todos os supermercados - inclusive os privados - terão leitores biométricos para impedir que os cidadãos bolivarianos levem mais do que o permitido pelo racionamento. É a versão digital da cartela de racionamento que existe em Cuba. (http://goo.gl/HOu1JS)

Para Maduro essa é uma forma de lidar com os capitalistas gananciosos que estão sabotando o socialismo do século XXI. Vamos admitir que é no mínimo engraçado que os planos maquiavélicos dos capitalistas só funcionem em economias socialistas.

2 comentários:

Anónimo disse...

DEPOIS DO CHUMBO DO CONSTITUCIONAL E O INICIO DO PAGAMENTO DOS DESVARIOS DOS SOCRATES NA RUBRICA DOS JUROS QUE MILAGRE E QUE TU QUERIAS, SO SE INVENTA-SE MAIS UMA ESTAMO TIPO SOCRATES, OS COMENTARIOS DEVEM SER MAIS HONESTOS INTELECTUALMENTE

Lura do Grilo disse...

Já tinha previsto isto no meu blogue: a caderneta de racionameto embora electrónica. Em Cuba simulam-se casamentos para ter uma regalias além da ração diária. O homem tratado como um animal: termina sempre assim o comunismo.