domingo, 10 de maio de 2015

Contra os ventos da história

A verdade passou por Moscovo



Marcharam ontem frente ao Kremlin dezasseis mil soldados russos, russos brancos, arménios, azeris, cazaques, tajiques, mongóis, chineses, sérvios, quirguizes e indianos. Terão ficado elucidados os lacaios do império quanto à validade do banimento diplomático imposto à Rússia, afinal capaz de convocar e mobilizar dezenas de chefes de Estado e governo com um estalo de dedos. Ladeando Putin, em pleno coração da tal Rússia solitária, estavam representantes de países que, se considerados no seu conjunto, constituem uma larga maioria da população mundial. Que cesse, pois, toda a conversa referente ao “isolamento” russo. Como se vê, a Rússia só está sozinha para quem julga, cinco centúrias sobre Magalhães e Elcano, que o mundo começa em Los Angeles e termina em Varsóvia.

Mas mais fez Putin, cujo discurso de ontem recordou americanos e europeus de quem venceu, afinal, a Alemanha de Hitler. Mais que uma impressionante manifestação de força pela Rússia, nação material e espiritualmente ressurgida, a Parada da Vitória serviu para vindicar a memória dos trinta milhões de cidadãos soviéticos que a Grande Guerra Patriótica devorou. Como bem recordou o Presidente russo, soçobraram 72 habitantes da URSS por cada americano morto na Europa e no Pacífico. Se a URSS tomou seis capitais do Eixo, os Aliados ocidentais não entraram em nenhuma; sensivelmente 78% dos soldados alemães mortos durante o conflito sucumbiram em combate com forças russas. Conversados ficamos, pois, quanto a quem venceu a Segunda Grande Guerra - apreciem-no ou não os embusteiros de serviço.

Rafael Pinto Borges

3 comentários:

Euro2cent disse...

> os lacaios do império

Isso é conversa de republicano, acompanhada de acender uma velinha à santinha liberdade.

Outro dia estava a falar de os crápulas terem tomado conta dos EUA.

E eu perguntei "1776 ?".

As repúblicas têm boa imprensa, mas quando se olha para os factos ...

Vivendi disse...

1776... sim.

Verifique:

O plano arquitectónico de Washington.

A criação do FED.

As Notas de Dólar.

Lura do Grilo disse...

A URSS participou e instalou a guerra na Europa: dividiu a meio a Europa com os nazis. Celebrou com os nazis em reuniões dançantes na Polónia a invasão.
Antes treinou os aviadores nazis e colaborou com eles.

A URSS se foi vítima foi dos seus erros e um deles foi dizimar a população da Ucrânia.

Pagou caro mas foi o preço que mereceu.