tag:blogger.com,1999:blog-8034503918682165187.post7558717743949484648..comments2024-03-23T17:28:38.582+00:00Comments on O Tradicionalista: Agora escolhaVivendihttp://www.blogger.com/profile/10973093515527414966noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-8034503918682165187.post-75538400945688257812012-12-21T15:53:26.429+00:002012-12-21T15:53:26.429+00:00Caro vazelios,
Baseio-me no facto de as principa...Caro vazelios, <br /><br />Baseio-me no facto de as principais rotas da TAP serem para a América do Sul e África que, neste momento, estão em grande crescimento. Mas este grande crescimento significa que no futuro aparecerá maior concorrência, incluindo as low-cost. Mais dia menos dia a Ryannair vai conseguir chegar à Portela e roubar uns não sei quantos clientes à TAP. As mesmas vão começar a ter rotas mais periódicas para a América do Sul com preços bastante mais competitivos. Nesse dia, em que tudo isto acontecer, a TAP mergulhada em dívidas não vai conseguir sequer restruturar-se e virar o seu negócio para low-cost, que parece ser de facto o futuro da aviação. <br /><br />No entanto, também concordo com o teu comentário, quando dizes que o Estado vai continuar a financiar a TAP com os nossos impostos até o tal dia, em que já será tarde de demais.<br /><br />Por isso, prefiro que seja privatizada o mais cedo possível, para que possa restruturar-se, valorizar as rotas mais lucrativas e acabar com aquelas que não têm potencial de crescimento. E até quem sabe avançar com novas rotas para ao México e América Central.<br /><br />Sobre German Efromovich? Tenho a dizer que não me agrada muito a venda a empresas que já estejam nesta área. Preferia a venda a um outro tipo qualquer, que ainda não tivesse negócios na aviação. Não vá Efromovich destruir a TAP para reforçar a sua empresa, a Avianca.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02998541015043553333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034503918682165187.post-36591933625147320692012-12-21T12:36:07.472+00:002012-12-21T12:36:07.472+00:00Não posso concordar.
Se privatizam, é mau porque ...Não posso concordar.<br /><br />Se privatizam, é mau porque X, se não privatizam é mau porque Y. Eu queria ver se tivesse sido privatizada, o coro de reclamações que seria na imprensa! (Mas não aqui, acredito)<br /><br />Como sabem sou, à semelhança de todos vós e muitos dos leitores, a favor de uma privatização geral da economia.<br /><br />Mas a TAP tem mais activos intangiveis que tangiveis.<br /><br />Era bom para a TAP ter sido privatizada. Se era bom para o país não sei, não conheço com detalhe os contornos do negócio, para além dos números. Penso que tinha pontos positivos e negativos. Já li, ouvi e vi tanta coisa acerca deste assunto...mas se as intenções do Efremovich eram pouco claras, eram.<br /><br />Claro que ele quer criar valor ao comprar a empresa, quer abrir uma porta para a Europa, quer valorizar a sua avianca associada a uma empresa reputada no mercqado onde se insere como é o caso da TAP, que só o nome, vale mais do que 35 milhões. (eu sei que não ofereceu só estes 35 milhões...)<br /><br />Mas declarar falência e despedir as pessoas? Mas em que te baseias, Bernardo, para dizer isto?<br /><br />O que diz o governo vale o que vale. Mas por enquanto, até descobrirmos o contrário, pretende privatizar a companhia.<br /><br />Li hoje uma noticia que está a estudar a venda da VEM.<br /><br />http://economico.sapo.pt/noticias/novo-modelo-de-privatizacao-passa-pelo-fecho-da-vem_159022.html<br /><br />Isto é que tem de sair da alçada da TAP. Isto e outras reformulações. Torna-la mais eficiente, parafraseando o Sérgio Monteiro.<br /><br />Mas enfim, agora vão para lá 100 milhões, quiçá irão 100 milhões por mês, durante algum tempo.<br /><br />Mas têm de tornar a empresa nmais atractiva para ser privatizada e este processo não foi bem conduzido e o timing não foi o ideal. Quando será não sei, mas concordo com ESTA decisão do governo.<br /><br />O que se passou, já não sei!<br /><br />Mas duma coisa acredito, o governo não vai fechar esta empresa, depois desta novela toda, e despedir 15mil pessoas. E mais ainda com o que isso afecta o nosso turismo e outros sectores associados.<br /><br />Parece-me mais provável que vá aguentando a empresa com os nossos impostos, apesar de dizer que não pode directamente, fá-lo-á indirectamente via parpublica ou avais do estado na banca.<br /><br />Não se esqueçam que a opção mais valorizada por este ou outro governo é a mais fácil. E a mais fácil aqui é aguentar a empresa, acalmar os animos, e roubar mais um bocadinho o contribuinte.<br /><br />É a minha opinião mas o que eu acho é que todos têm certeza de alguma coisa, mas parece que todos falham.vazelioshttps://www.blogger.com/profile/05071538820485473333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034503918682165187.post-43289248478900614292012-12-21T12:08:33.785+00:002012-12-21T12:08:33.785+00:00Só quero referir que a justificação não foram as g...Só quero referir que a justificação não foram as garantias dos 35 milhões, mas para pagamento do passivo exigível.<br /><br />Em caso de privatização, os bancos podem exigir o pagamento imediato dos 1200 milhões de dívida ao novo dono.<br /><br />Foi essa a justificação que vi ser apresentada, o que é um pouco diferente da justificação apresentada no artigo.Pedro Miguelnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034503918682165187.post-85101816066976087532012-12-20T22:29:14.949+00:002012-12-20T22:29:14.949+00:00Nem mais caro Bernardo.
Veremos a evolução dos ac...Nem mais caro Bernardo.<br /><br />Veremos a evolução dos acontecimentos. Vivendihttps://www.blogger.com/profile/10973093515527414966noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8034503918682165187.post-51452360050879078292012-12-20T22:16:29.552+00:002012-12-20T22:16:29.552+00:00O motivo apontado é que não é de certeza!
http:/...O motivo apontado é que não é de certeza! <br /><br />http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=65114<br /><br />Agora só resta declarar a falência da TAP, despedir aquele pessoal todo que, só em indemnizações não é pouco e pagar todo o passivo.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02998541015043553333noreply@blogger.com