"Quando se tem vivida uma vida já longa, e, sobre longa, intensa, de trabalhos, de fadigas, de inquietações, até de sonhos, o caminho que percorremos fica ladeado de numerosas cruzes - as cruzes dos nossos mortos. E se essa vida foi sobretudo colaboração íntima, soma de esforços comuns, inteiro dom das qualidades nobres da alma, eles não ficam para trás: continuam a caminhar a nosso lado, graves e doces como entes tutelares, purificados pelo sacrifício da vida, despidos da jaça da terra, sublimados na serenidade augusta da morte. Na verdade, há mortos que não morrem: desaparecem no seu invólucro terreno, na sua figuração humana, na fragilidade e nos defeitos e nas limitações da carne; mas o espírito continua a brilhar como as estrelas que se apagaram no céu há cem mil anos, vincam-se mais na terra os sulcos que o seu exemplo abriu e parece até que os seus afectos não deixam de aquecer-nos o coração (…). Há mortos que não morrem”.
António de Oliveira Salazar, 1953domingo, 24 de dezembro de 2023
sábado, 23 de dezembro de 2023
Esse todo indivisível que é a Pátria
Para cada um de nós o patriotismo não pode desprender-se da família, do torrão natal, dos interesses e dos haveres, das recordações de infância, das saudades dos lugares ou das pessoas, dos vivos e dos mortos, das alegrias e tristezas - as pequenas ou grandes coisas que são nossas e constituem para cada qual, dentro da Pátria, o seu pequeno mundo. E tudo isto que nos prende diminui um pouco, na vida quotidiana, essa unidade augusta, esse todo indivisível que é a Pátria.»
Salazar
segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
domingo, 17 de dezembro de 2023
BRAGA
BRAGA - "Antes de nascer Portugal já Braga era capital"
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
O inimigo nunca esteve na Ibéria
Fadrique de Toledo Osório
Em 1625 foi nomeado General de Portugal (na então união ibérica com a Espanha) e Capitão Geral do Exército do Brasil.
Ele partiu para o Brasil à frente de uma frota composta por 34 navios espanhóis, 22 navios portugueses e 12 566 homens (três quartos eram espanhóis e o resto portugueses). Lá, ele reconquistou a estrategicamente importante cidade de Salvador da Baía dos holandeses em 30 de abril de 1625.
Esta vitória seria decisivamente importante na Guerra Luso-Holandesa para expulsar os holandeses do Brasil nas próximas duas décadas.
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
É um win-win para os EUA
domingo, 10 de dezembro de 2023
As marcas do português brasileiro
Preconceito linguístico
Sendo assim, a afirmação de que o português europeu é o "certo" e o português do Brasil é o "errado" não faz sentido. Primeiro, nenhuma das formas é certa ou errada, ambas são variantes de uma mesma língua inicial. Segundo, se formos apelar para a língua mais "tradicional", as marcas do português brasileiro indicam que ele está muito mais próximo do português que veio de Portugal no século XV do que o é falado na Europa actualmente.
segunda-feira, 4 de dezembro de 2023
A tradição
“A tradição, na ausência de um esforço para conservá-la, se desmorona espontaneamente e não pode mais ser reconstituída”. – Yukio Mishima