terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

A Fraternidade

"Sob a autoridade do estado moderno, a realidade concreta da família tradicional foi forçada a dar lugar a uma construção fictícia para a qual a “fraternidade” abrange o mundo inteiro. 

Um movimento que leva a uma perda dramática do sentido da realidade dos alunos e estudantes, que deve ser substituído com mais urgência, gerando mais ilusões. 

Os proclamados salvadores da humanidade pedem uma conexão fraterna com as pessoas de todo o mundo. Fazem os jovens responsáveis pelo futuro e pela história igualmente. 

Escolas e media ensinam deveres abstractos inatingíveis que transformam jovens impressionantes em zumbis cheios de sentimentos de culpa e incapazes de pensar com clareza."

AM


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Os heróis

"Todos os heróis admirados e propostos como modelos à juventude eram homens e mulheres capazes de grandes sacrifícios, de generosas renúncias, de heróicos sofrimentos por uma causa, por um ideal que se identificava sempre com a verdade e o bem e nunca com a autos-satisfação hedonista ou o interesse egoísta.
Este era o comum denominador dos grandes personagens bíblicos…, dos heróis pagãos… e dos heróis cristãos, quer se tratasse de mártires, de virgens enamoradas de Deus, de grandes servidores dos pobres; quer de modelos de cavaleiro cristão…, ou os heróis lendários… e o louco e genial Dom Quixote de la Mancha.
O espelho da grandeza era a virtude. E a virtude não só tolerava, mas exigia o sofrimento heróico, paciente e o sacrifício desinteressado, até chegar à entrega, sem um arrepio da própria vida."
Padre Francisco Faus, em “A sabedoria da Cruz”.