sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

A Rússia foi e é um agente de conservação da civilização ocidental

 "Ao contrário do que habitualmente se diz e supõe, tanto existe uma permanente busca da modernidade da Europa pelos russos, como um permanente movimento russo pela protecção e salvação da Europa, assumido desde o século XIX e que se consubstanciou no combate que a Rússia travou contra as ideias revolucionárias de 1789, de 1830 e 1848, na defesa da Europa contra o nazismo (1941-1945), na oposição ao imperialismo americano (1945-1989) e, mais recentemente, no combate à vaga totalitária do wokismo que engoliu e desnorteou o Ocidente.

Neste particular, a Rússia foi e é um agente de conservação da civilização ocidental."


MCB

Imagem: entrada triunfal do imperador da Rússia em Paris, 1814.




2 comentários:

Figueiredo disse...

Seria interessante se escrevesse um artigo sobre a importância da Rússia e do apoio que prestou a Portugal, na expulsão das tropas Napoleónicas.

Anónimo disse...

Esta é uma publicação humorística, certo? A União Soviética (que não era a Rússia) defensora da Civilização? A não ser que por Civilização Ocidental se entenda a "civilização" pós-iluminista. Porque desde o século XVIII que a Rússia foi sendo impregnada pelas ideias iluministas-liberais, ao que se seguiram os "valores" marxistas-leninistas do imperialismo soviético.