terça-feira, 11 de abril de 2023

O homem que fazia


Aeroporto de Lisboa (1942)
Aeroporto do Porto (1945)
Aeroporto de Faro (1965)
Aeroporto da Madeira (1964)
Aeroporto de Ponta Delgada (1946)
Aeroporto de Luanda, Angola (1951)
Aeroporto da Praia, Cabo Verde (1948)
Aeroporto de Bissau, Guiné-Bissau (1947)
Aeroporto de Lourenço Marques, Moçambique (1949)
Aeroporto de São Tomé, São Tomé e Príncipe (1949)
Aeroporto de Dili, Timor-Leste (1960)
Aeroporto de Goa, na Índia (1955)
Aeroporto de Macau (1950). 


 A capacidade de realizar...





2 comentários:

Anónimo disse...

E o curioso é que era descendente de judeus

Anónimo disse...

O homem que fazia aeroportos. Com os seus apaniguados:
> Duarte Pacheco (Presidente da CML e, depois. Ministro das Obras Públicas)
> Porfírio Pardal Monteiro (Edifício na Av. da República, nº 49. Edifício da Caixa Geral de Depósitos, Porto. Estação Ferroviária do Cais de Sodré. Palacete Vale-Flor, Calçada de Santo Amaro, Lisboa. Edifício de habitação na Av. da República, Lisboa, Instituto Nacional de Estatística. Campo universitário e edifícios do Instituto Superior Técnico, Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Estaçóes Marítimas da Rocha do Conde de Óbidos e de Alcântara, Edifício do Diário de Notícias, Pavilhão e Esfera dos Conhecimentos, Exposição do Mundo Português, Projectos para a Universidade de Lisboa (Reitoria, Letras, Direito), Edifício de habitação na Avenida Sidónio Pais, Lisboa, Projecto da Biblioteca Nacional de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Hotel Tivoli, Edifício Mundial (Hotel Mundial), Projecto do Hotel Ritz)
> Jorge de Almeida Segurado (Casa da Moeda, Liceu D. Filipa de Lencastre, Lisboa)
> Cottinelli Telmo (Átrio da Estação do Rossio, Sanatório das Penhas da Saúde, Estação Fluvial/Ferroviária de Sul e Sueste, arquiteto-chefe da Exposição do Mundo Português, Monumento aos Descobrimentos, Lisboa, edifício da Standard Elétrica, Lisboa, Liceu D. João de Castro, Lisboa)
> Cassiano Viriato Branco (Cineteatro Éden Lisboa, Hotel Vitória Lsboa, Coliseu do Porto, Portugal dos Pequenitos, Coimbra, Grande Hotel do Luso, edifício da Praça de Londres, Barragem do Rio Ponsul, Idanha-a-Nova, Barragem do Vale do Gaio, Torrão, Junta Nacional do Vinho, Lisboa)
> José Sobral de Almada Negreiros (vitrais da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, painéis decorativos para as fachadas de vários edifícios da Cidade Universitária de Lisboa [Faculdade de Direito; Faculdade de Letras; Reitoria], tapeçarias para a Exposição de Lausana, para o Tribunal de Contas e para o Hotel Ritz, Lisboa, murais para as gares marítimas [Rocha do Conde de Óbidos e Alcântara] projetadas por Pardal Monteiro e no Edifício do Diário de Notícias colaborando com Pardal Monteiro, Retrato de Fernando Pessoa, 1954 [para o restaurante Irmãos Unidos e 2.ª versão, simétrica, em 1964 para a Fundação Calouste Gulbenkian]

ao