domingo, 1 de outubro de 2023

Na fundação de Portugal


 
Na Fundação de Portugal a história está mal contada

Partindo a Reconquista Cristã dos Reis das Astúrias que depois deram origem aos Reinos de Leão, Castela , Aragão e Navarra todos estamos de acordo.

Agora o nosso Portugal foi reconquistado aos Mouros por Nobres Vassalos do Rei de Leão no início e só mais tarde pelos Reis de Portugal.

Neste processo Lisboa ou Santarém foram várias vezes reconquistadas pelos Reis de Leão que a perderam para o Almançor tal como Coimbra e Viseu.

Viseu foi a nossa primeira capital porque um Rei de Leão fez nesta cidade a sua Corte e pela primeira vez separou Portucale de Leão.

O Conde Vimara Peres e o Conde Hermenegildo Guterres e seus descendentes dominaram o Norte de Portugal até ao Almançor.

O Porto foi conquistado aos Mouros bem como grande parte do Douro por a Família de um ascendente do primeiro Ribadouro , o Gascão, Conde de Celanova nascido em Lugo mas com origem familiar em Aragão.

O Egas Moniz que foi Aio do Rei Afonso Henriques e era descendente dos Reis de Leão , chefe da Família Ribadouro tinha mais sangue Real que um descendente de uma filha bastarda do Rei de Leão.

Os Maias , os Ribadouro, os Sousas e os Morais eram as principais famílias de Portugal todos tinham se casado com descendentes dos Peres e Guterres e tinham todos Sangue Real pelas ligações aos Reis de Leão.

Foi por apoiarem o Rei Afonso Henriques que hoje somos independentes desde 1143 e não em 1070 onde o último verdadeiro Conde Portucalense foi derrotado e morto numa batalha perto de Tibães com o Rei Garcia da Galiza que mais tarde caiu numa cilada que o seu irmão lhe montou em Santarém.

Foi por isso que o Rei Afonso Henriques se intitulou Primus Inter Pares.

Os Reis descendentes do primeiro tiveram que centralizar o poder lutando contra a Nobreza Feudal e ao levar a capital para Lisboa foram tirando poder ao Norte onde estavam as Famílias mais poderosas do Portugal Medieval.

CAA


Sem comentários: