sábado, 7 de maio de 2016

Oração por Palmira


Qual o som da Primavera? Que música faz uma flor ao desabrochar? Qual o som do primeiro raio de luz da manhã? Este. Este. Este.
Após longas trevas Palmira renasce e lambe as feridas. Não é só uma cidade, umas ruínas antigas, umas pedras mais: é a Síria e o seu povo que resistem à barbárie lançada contra eles (infelizmente) pelos nossos aliados.
Chama-se Oração por Palmira. É o concerto que anuncia a paz, a paz de que não fazemos parte por insistirmos em estar ao lado dos assassinos. Palmira resistiu, a Síria resiste com o apoio da Rússia, o Ocidente e a Civilização defendem-se ali. Também com violinos, com uma Cultura que orgulhosa se proclama sobre a morte.
Se há Primavera árabe com que nos alegremos, seja esta. Faz mais este concerto pelos refugiados do que toda a UE junta. Porquê? Porque lhes dá esperança de regressar às suas casas, aos seus mortos, às suas terras, aos seus templos, às suas vidas, tratando-os como gente e não como peluches de estimação, como animais decorativos da bondadezinha de vão de escada. 

Avé, Rússia! Avé, Síria! Avé, Palmira!

LRP


Sem comentários: