terça-feira, 19 de setembro de 2017

A Alta Cultrura

"A alta cultura desapareceu  do ocidente. E não foi o "marxismo cultural" o culpado: bem antes dele... o cinema americano, a música americana, a literatura americana, já havia nos legado a decadência reduzindo arte e conhecimento ao seu aspecto prático: música/literatura/artes plásticas passaram a ser avaliadas pelo critério das massas consumidoras - o que vende mais é melhor - e conhecimento pelo critério técnico - o saber mais valioso é que o produz mais riqueza. Não haveria marxismo cultural - a sujeição da cultura a fins práticos/políticos/revolucionários - se antes a cultura já não tivesse sido transformada num mero meio para a obtenção do bem estar material." 

RQ




4 comentários:

Euro2cent disse...

Não é que o camarada Marx não tivesse já escarrapachado isso em letra de imprensa há quase 160 anos ...

"The bourgeoisie cannot exist without constantly revolutionising the instruments of production [...] All that is solid melts into air, all that is holy is profaned"

https://www.marxists.org/archive/marx/works/1848/communist-manifesto/ch01.htm

Euro2cent disse...

(170 anos, acertando a contas a 1948. Também temos os 500 anos do Lutero ejacular as teses que puseram esta treta toda a rolar e os 100 do crime infame na Rússia.)

Mas a observação é certeira, e vai no bom sentido.

Não adianta muito andar a apanhar, uma a uma, as bolas de agressão cultural que os merceeiros nos chutam, porque são produzidas industrialmente em quantidade ilimitada.

E depois, joga-se de olhos vendados pelos preconceitos introduzidos discretamente na cultura ocidental pós-quinhentista: que há um inevitável progresso na história humana, e que a liberdade de que os aristocratas eram ciosos, afinal também cabe ao vulgo adorá-la e morrer por ela.

Não há cão nem gato a abrir a boca em público que não venere estes preceitos, do 'enfant-terrible' VPV ao mais reles tudólogo de TV.

Bem jogado. Estamos quinados.

Anónimo disse...

Lembrando que a maçonaria é a mola mestra de tudo isso, ou seja, a imposição da baixa cultura. Seu propósito, e inclusive levado a cabo nos mínimos detalhes, de perverter a juventude com literaturas infames e distorções históricas redundou no que assistimos e vivemos hoje no âmbito cultural e social como um todo.
Não se esqueçam: A maçonaria, senhores.

Anónimo disse...

como se um tivesse desligado do outro para tal é preciso moldar o público antes