terça-feira, 4 de setembro de 2018

Uma nação



«Uma nação, sobretudo quando bem antiga, não é o dia que vive: é o conjunto dos séculos passados, e a preparação constante para os séculos que hão-de vir. No decurso do seu itinerário, uma nação vai acumulando sabedoria, experiência colectiva, instintos quase secretos que se transmitem de geração em geração. Quando o seu passado é já longo, como no caso português, tornam-se patentes linhas de acção que, por repetidas sem desvio, se têm de haver como constantes. Por outro lado, no rodar do tempo, surgem muitos homens de talento e alguns de génio que, emergindo da colectividade, sabem reflectir os sentimentos desta e exprimir uma visão dessa colectividade na sua trajectória. Ao cabo de muitos séculos, não se afigura plausível que aquelas linhas de acção, sempre coincidentes, estejam erradas, ou que esses homens, actuando sempre da mesma maneira, se hajam enganado. Além do mais, a nação subsistiu, sobreviveu, manteve-se, continuou. De modo que o simples bom senso e a prudência, além da modéstia, levam a atentar nas lições de homens que sabiam e valiam bem mais do que nós, os homens de hoje...»

Franco Nogueira («Diálogos Interditos»).


3 comentários:

Euro2cent disse...

> valiam bem mais do que nós, os homens de hoje.

O camarada Montaigne ainda deu umas achas para o debate de antigos vs. contemporâneos.

A partir daí - sobretudo com a "iluminação" assassina - foi o descalabro. É óbvio que os antigos eram umas bestas tacanhas ignorantes, e qualquer imbecil "esclarecido" lhes é vastamente superior por mera questão de datas.

Progresso dixit.

mensagensnanett disse...

-» Uma NAÇÃO é uma comunidade duma mesma matriz racial onde existe partilha laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
-» Uma PÁTRIA é a realização de uma Nação num espaço.


CORRECÇÃO DE LINGUAGEM
.
.
-» PORTUGUESES são aqueles que se preocupam com a sobrevivência da Identidade!
[FRANCESES são aqueles que se preocupam com a sobrevivência da Identidade! ETC]
Anda por aí pessoal a falar em 'portugueses'... quando se devia, isso sim, chamar os bois pelos nome: 'COMUNIDADE PENDURA DE ORIGEM PORTUGUESA'.
.
.
COMUNIDADE PENDURA: são as comunidades nativas que não trabalham para a sustentabilidade demográfica - média de 2.1 filhos por mulher.
A Comunidade Pendura não trabalha nem para a sustentabilidade demográfica nem para a sustentabilidade financeira:
- a Comunidade Pendura pendura-se (e lambe-botas) em salvadores da demografia... tendo em vista ter acesso a abundância de mão-de-obra servil, e ter acesso a descontos para a segurança social feitos pelos salvadores da demografia.
.
Mais:
-» Uma Comunidade Pendura vai vendendo/desbaratando tudo aquilo que puder: é ver tudo aquilo que, todos os anos, em Portugal (e noutros casos), tem sido vendido a estrangeiros endinheirados.
.
E mais:
-» a Comunidade Pendura está em conluio com a elite financeira: de facto, tal a elite financeira, a Comunidade pendura destila ódio (não suporta) - vide o parlamento europeu - para com os autóctones que querem ter o seu canto (o seu espaço) no planeta, e que querem prosperar ao seu ritmo...
.
E mais:
-» a Comunidade Pendura, tal como a elite financeira, considera que autóctones com intenções Identitárias, que coloquem em causa interesses económicos, devem ser punidas com um holocausto massivo...

Euro2cent disse...

Por falar em CORRECÇÃO DE LINGUAGEM - "massivo" não era português até os semi-letrados que transliteram inglês a pontapé porem isso em circulação.