quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

2500 anos de cultura e civilização europeia


 
2500 anos de cultura e civilização europeia foram questionados e combatidos primeiro pelo Iluminismo e depois pelos Românticos.

Juntos, estes dois fluxos de pensamento derrotaram a ideia original da Europa com as suas raízes em Atenas, Jerusalém e Roma.

Agora, na nossa era atual, o Iluminismo e o Romantismo estão numa luta brutal um contra o outro.

Não haverá vencedor nesta batalha. Ambos irão cair nesta luta e nada restará da tradição europeia original.

Os velhos ideais europeus experimentaram um retorno de curta duração nas primeiras duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, mas isto não iria durar.

Primeiro, o consumismo disfarçado de iluminação tomou conta.

Então, o Romantismo atual começou a dominar a sociedade com a sua "de volta à natureza"-filosofia que prega um suicídio glorioso.

A América, como parte destes movimentos, ainda deixou mais para trás as suas raízes (só vivem na arquitetura da sua capital). Na América, a velha tradição europeia foi roubada pelo Iluminismo como consumismo ainda mais severo, e na América, também, o esclarecimento como o consumismo está prestes a ser escovado pelo romantismo e, da mesma forma, só será lembrado como a celebração de um suicídio glorioso.



1 comentário:

passante disse...

O camarada Vilfredo Pareto disse umas coisas interessantes: https://en.wikipedia.org/wiki/Circulation_of_elite

A minha deriva pessoal é que os tempos mudam, e a teologia aprovada pelas elites para ser servida a consumo geral vai mudando também.

Agora está em vigor o Progresso, com as suas acólitas Ciência e Liberdade, fonte inesgotável de milagres palpáveis, das aspirinas aos telemóveis.