terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O atraso do qual Salazar ainda hoje injustamente é acusado



O atraso do qual Salazar ainda hoje injustamente é acusado, só mesmo num país de ignorantes e malformados!!!! Salazar foi ditador de um país rural e pobre. E nas características deste país esteve sempre a maneira mais fácil de o despachar historicamente. Eduardo Lourenço, num texto da década de 1960, chamou-lhe “camponês letrado”. De facto, quem melhor do que o filho de “pobres” de Santa Comba Dão, ex-seminarista com sotaque provinciano, que quase não viajou para fora do país, que escrevia como um frade do século XVIII e levava a vida de um pároco rural do século XIX, com governanta, quintal e galinheiro -- quem melhor do que ele para corporizar o “atraso” e carregar a respectiva culpa? O problema está em que, se quisermos ser exactos, teremos de admitir que foi precisamente com Salazar que Portugal começou a ser menos pobre, menos analfabeto e mais europeu. É verdade que mesmo alguns salazaristas se mostraram impacientes com a sua obsessão financeira. No entanto, os seus orçamentos equilibrados e inflação baixa, se adiaram gratificações, pouparam os portugueses às crises fiscais e da balança de pagamentos que, antes dele e depois dele, destruíram riqueza e frustraram expectativas. A partir da década de 1950 e até 1974, Portugal conheceu as taxas de crescimento mais altas da sua história. A estrutura da economia portuguesa mudou. E não, Salazar não tratou apenas de conter as reivindicações dos empregados e favorecer alguns empresários. Foram os seus governos que estabeleceram os primeiros sistemas de protecção social efectivos e que conseguiram escolarizar pela primeira vez uma geração inteira. O Estado Social em Portugal foi salazarista antes de ser democrático. Tal como a integração atlântica e europeia, começada com as adesões à OECE (1948), à NATO (1949) e à EFTA (1960). Sem estes sucessos, Salazar não teria durado. Para muitos, o salazarismo viabilizara uma transformação económica e social que outros regimes tinham proposto, mas falhado. É isso que Salazar significa -- Um instrumento brutal de modernização? Mas é um erro reduzi-lo a um fenómeno sócio-económico.


2 comentários:

passante disse...

É muito engraçado que o fulano que no século XX mais fez em Portugal pela abolição da pobreza e ignorância seja acusado pelos incompetentes sucessores de as ter promovido.

Jorge disse...

Ainda há tempos em conversa de café ouvia um amigo perorar sobre Salazar. Desenvolvia ele que Salazar fez muita coisa boa comparando com a corrupção actual mas que se tinga esquecido de desenvolver o país .Perguntei lhe quanto é que Portugal recebeu da UE nos ultimos 40 anos e quanto é que Salazar tinha recebido. Pois é, é capaz de estar explicada a diferença.