quinta-feira, 21 de maio de 2015

A licitação começa em 1 milhão


Este quadro foi vendido há poucos dias num leilão em NY por 46,5 milhões de dólares. O seu título é completamente inesperado, nem mais nem menos do que "Amarelo e Azul" e o seu autor foi Mark Rothko. Este pintor, que se suicidou em 1970, tinha Friedrich Nietzsche como fonte de inspiração, um filósofo que também não acabou a vida da melhor forma.
O objectivo da arte é levar-nos mais longe. O artista é aquele que, ao pôr em prática o dom que recebeu, nos faz transcender este mundo. Através da beleza, desconfiamos que somos mais do que somos. Percebemos que fomos feitos para mais do que isto, que fomos feitos para o Infinito.
Pelo menos desde o famoso urinol de Marcel Duchamp, a arte tem sido feita de banalidades, usando a desculpa que são coisas da nossa vida quotidiana. Mas a arte não é banal, porque se for não cumpre o seu propósito. Ser artista não é banal, porque se fosse todos o seríamos.
O niilismo de Nietzsche, que inspirou esta "obra de arte", e tantas que foram produzidas no último século, é um beco sem saída. Como oposição ao cristianismo, é propriamente a negação da esperança. É a exaltação do pessimismo, que só dura até certo ponto porque quem insistir em percorrer esse caminho normalmente não acaba bem.
Precisamos de artistas que nos elevem, que nos façam lembrar que fomos feitos para grandes coisas. Precisamos de artistas que em vez de fazerem obras para exaltar o nada que as façam para exaltar o Tudo. Precisamos de artistas que em vez do banal e do feio nos mostrem o Belo.
Já agora quero deixar o recado para o comprador deste quadro: Tenho lá em casa umas aguarelas que fiz quando andava no jardim de infância, e que são capazes de valer qualquer coisinha. A licitação começa em 1 milhão.

João Silveira

3 comentários:

Euro2cent disse...

Isto é como a impressão de notas. Uma questão de "provenance".

A parte interessante é que a máfia das artes está desacoplada do estado, se bem que não dos nossos donos - são eles que a avalizam ao puxar da carteira por estas tretas estapafúrdias.

Mais uma forma de emitir moeda. "Sorry, out of your league (or at least mine.)"

Vivendi disse...

A moeda (dólar) abunda e as bolhas vão enchendo e enchendo.

Só a economia real é que não enche. ;)

Lura do Grilo disse...

Bem escrito. A arte agora só serve para exaltar a violência, as minorias mentalmente doentes e a vacuidade genérica.