" No Reinado do Rei Sancho II uma parte da Cavalaria Portuguesa foi para Castela porque não aceitava o Rei Afonso III.
A Velha Nobreza de Portugal tinha a sua origem em Leão e Galiza daí que eram todos parentes uns dos outros.
Por outro lado, a Velha Nobreza do Norte era muitas vezes preterida pelo Centralismo do Rei e pelas intrigas da Corte.
Ora , a conquista de Sevilha pelo Rei de Castela contou com mais de 1000 Cavaleiros de Portugal , alguns como os Pimentel foram a mando do Rei Afonso III.
Como o Rei de Castela dava imensas terras na Andaluzia conquistada aos mouros muitos Nobres, normalmente segundos filhos ficou por Castela dando origem aos Grandes de Espanha . Destacamos a Família Pimentel, Castro, Portocarrero, Marnel, Morais e Viegas.
Agora podemos consultar estes fatos no Livro de Linhagens do Rei Pedro I que por sinal até se casou com uma Castro cuja Família era uma das Grandes de Castela , com origem na Galiza e que tomou o partido do Rei Pedro, o Cruel de Castela contra o Rei Henrique II o seu meio irmão.
Por outro lado as Ordens Militares como a de Calatrava, Santiago ou dos Templários e Hospitalários eram compostas por Nobres de Portugal, Leão e Castela . Temos o exemplo do Paio Correia Grão Mestre da Ordem de Santiago que conquistou parte do Algarve e depois esteve no cerco de Sevilha, ele nasce em Barcelos numa família Nobre do Minho mas morreu em Castela onde é uma figura da história de Espanha."
Sem comentários:
Enviar um comentário