quarta-feira, 25 de março de 2015

Top 10

Por Pedro Arroja 

O jornal USA Today, que é o jornal de maior circulação nos EUA (cerca de dois milhões de exemplares por dia) lançou um inquérito entre os seus leitores para decidir qual o melhor país europeu para visitar e descobrir. A iniciativa teve a colaboração do portal de viagens Top10 e de especialistas da indústria de turismo, que escolheram um universo de 20 países da Europa, entre os quais se efectuou a votação.
O resultado foi o seguinte:
  1. Portugal
  2. Itália
  3. Áustria
  4. Alemanha
  5. Inglaterra
  6. Espanha
  7. Irlanda
  8. França
  9. Islândia
  10. Suíça
O corpo editorial do USA Today parece que nem podia acreditar, e escreveu assim: “Portugal é menos icónico do que outros países mais conhecidos”. Porém, “oferece um vasto leque de oportunidades para os turistas: vilas e aldeias charmosas, comida fantástica, música regional fascinante, descobertas culturais, uma costa marítima belíssima e até surf de classe mundial”. E termina assim: “Portugal conquistou os corações dos nossos leitores e assegurou a fatia de leão dos votos”.
Três países de cultura católica ocupam os três primeiros lugares, sendo a Áustria um enclave católico num meio germânico e predominantemente protestante (a Irlanda desempenha o mesmo papel no Reino Unido).
O que é que os países católicos têm de especial e que agora parece cativar tanto os americanos, uma nação de 350 milhões de pessoas e um alto nível médio de vida, que os torna turistas por excelência?
Tudo aquilo que o USA Today descrimina como factores de atracção em Portugal e muito mais. Na realidade, Portugal que é talvez o mais católico de todos os países católicos porque é aquele que, pela sua posição geográfica, menos foi sujeito às ideias do protestantismo ou da chamada modernidade,   exemplifica na perfeição aquilo que há de distintivo nos países católicos.
E o que é?
Tudo. Em Portugal há de tudo. Portugal tem tudo aquilo que existe no mundo (“diga o que quer que a gente arranja”), é um país de cultura verdadeiramente universal, que é precisamente o significado de “católico”.
Portugal é o mundo em miniatura. Claro que tem comida fantástica (e extremamente barata) e quanto a bebida nem se fala; e tem monumentos de todas as épocas e estilos, e tem surf, e tem praias, e tem neve… Tem tudo. E em Portugal é possível fazer tudo. E como escreve o USA today, Portugal seduz pelo coração (não pelo intelecto)
Os americanos estão agora a descobrir uma coisa em que nem sequer os portugueses, e sobretudo os portugueses – sempre prontos a depreciar os seus e aquilo que é seu – acreditam, a saber, que na Europa (e seguramente no mundo) não existe país mais próximo do paraíso do que Portugal.
O Turismo, a mais tradicional das indústrias exportadoras portuguesas, está a crescer no mercado americano. E nós bem precisamos dela e das receitas externas que ela gera para pagar à Troika e aos outros credores internacionais.

2 comentários:

Lura do Grilo disse...

Vamos recebê-los bem e fazer a sua estadia agradável para voltarem ou convencerem outros a vir.

Anónimo disse...

Já a alguns anos que me dedico a descobrir Portugal. Confesso que cada vez estou mais fascinado com a diversidade existente e a absurda surpresa que tenho tido na descoberta do interior do país. Não me surpreende a opção dos votantes neste inquérito. As dificuldades económicas dos próprios portugueses também contribuíram para finalmente aceitarem o slogan “Faça Férias Cá Dentro”. Afinal as dificuldades sempre criam oportunidades...

ASantos