quinta-feira, 19 de junho de 2014

A verdade crua

Portugal antes do 25 de abril estava na lista dos 20º países mais prósperos do mundo.

Hoje está em 34º e com a década perdida que temos pela frente poderá baixar para 50º.

Se os portugueses não quiserem entender esta negação de regime estarão sujeitos à perdição.

Os maiores pensadores nacionais não acreditavam na inteligência dos portugueses. E tinham toda a razão. Ou o poder é devolvido às elites sérias ou Portugal estará condenado a ser um não país.




4 comentários:

Anónimo disse...

«Portugal antes do 25 de abril estava na lista dos 20º países mais prósperos do mundo.»

Porque?

Porque vinham muitas riquezas das colonias!

Não porque os rurais, industriais, politicos ou intelectuais da metropole produzissem,mas sim pela riqueza produzida e existente nas colonias,que entravam nos cofres de cá!

majoMo disse...

> "Porque vinham muitas riquezas das colonias!" - "mas sim pela riqueza produzida e existente nas colonias,que entravam nos cofres de cá!"

1. Ao invés dos interlineares evidentes nos considerandos o Ultramar era parte integrante de Portugal. NÃO foi o Estado Novo que criou o Ultramar; de facto, o Ultramar é anterior a ele. Faça um exercício simples: detecte a prosperidade comparativa de Portugal no Séc. XIX e 1ª República com os outros países (repito: JÀ havia o Ultramar nessa altura!).
2. As Elites portuguesas predominantes asseveravam que a percentagem do PIB dispendido com a Guerra do Ultramar, permitiria de imediato que Portugal seria uma outra Suiça da Europa. Dessa forma justificavam a maravilhosa ideia de abandonarem tais territórios e as suas gentes (portuguesas de Portugal Continental e as nativas africanas/europeias). Como aliás fizeram rapidamente, tal a vontade de serem Suiços endinheirados. Outro exercício: coteje a prosperideda da Suiça com o Portugal actual [Sítio/protectorado da Europa].
3. Pasme-se: verifique a taxa de crescimento de Portugal nos anos da Guerra do Ultramar (indague também a taxa de crescimento p.e. em Angola e Moçambique, e o pasmo será de pasmar, assevero-lhe!. [dê depois um exemplo em que tais taxas de crescimento se encontram em países que estão em e a suportar uma Guerra].
4. Nada disso seria possível sem se produzir e sem se saber Administrar. E não se esqueça do básico em Economia: os bens são escassos.

Incitador disse...

E já agora, uma pergunta retórica:

Seria a Suíça assim tão rica se não fosse a grande lavandaria de dinheiro do planeta?

(Sem ter números que o sustentem, confesso, desconfio que uma parte muito significativa da riqueza helvética é oriunda da banditagem praticada noutros países o que, de certa forma, a torna ilegítima e um mau exemplo.)

luis barreiro disse...

Outra parte do sucesso da Suíça, é que para eles socialismo é igualdade de oportunidades (educação, saúde, mínimo segurança social, etc.) para os socialistas portugueses a igualdade deve ser de resultados independentemente do esforço de cada um.