quarta-feira, 1 de outubro de 2014

“Estamos a caminhar para um presidencialismo à força"

Medina Carreira "Dois ou três anos e temos para aí sarilho grosso"

Medina Carreira, no seu programa de comentário sobre a actualidade do país na TVI24, fez esta segunda-feira um balanço económico da governação nos últimos anos. Antevendo medidas eleitoralistas, com maior desafogo económico, o antigo governante disse que se não cortarmos 10 mil milhões de euros teremos novamente uma crise económica à porta. À parte disso, o ex-ministro comentou ainda as primárias socialistas e afirmou que, “em abstracto, o PS ficou a ganhar”.
Enquanto os partidos forem meros portadores de mentiras, mais ou menos disfarçadas, não há mobilização que valha a pena. Não é possível. A verdade da nossa situação não é conhecida. Caminhamos para uma crise financeira muito grave”, atirou Medina Carreira, antes de afirmar que será necessário proceder, no futuro, a mais cortes na despesa.
Sobre a situação actual é claro e sem rodeios faz um exame ao clima económico. “Os impostos estão a bater no tecto. Não podemos pedir dinheiro emprestado. Não podemos combater as despesas porque o Tribunal Constitucional ainda não percebeu o que se passa. O país está completamente bloqueado”, explica e diz que não houve nos últimos anos quem dissesse “não se pode gastar mais”.Mas, se nos últimos anos se tem culpado a crise económica a nível internacional, o comentador considera o problema de um modo diferente. “A responsabilidade do que estamos a viver agora é nossa”, atirou.
“As oposições deviam criticar e dizer: não gastem tanto. Nunca ouvi ninguém dizer ‘não gastem’. Em Portugal pensa-se que o dinheiro não tem limites. Não há um deputado, um Presidente da República, ninguém, que se atreva a dizer que não há dinheiro”, afirmou em tom incomodado, explicando depois que “estamos num estado caótico e há pessoas que dizem que estamos no Estado mínimo. Não temos dinheiro para o Estado Social que temos e infelizmente vai ter de ser reduzido”.
Numa crítica velada a todo o sistema político, o antigo governante afirmou ainda que  temos tido decisores de baixa qualidade e para demonstrar a incoerência da política seguida até aqui dá um exemplo concreto: “Temos duas autoestradas Lisboa-Porto. Chegámos a pensar numa terceira. Isso cabe na cabeça de alguém que seja responsável?”, questionou. A resposta não tardou: “É uma coisa de doidos. Nós falimos e não foi por causa da crise internacional. Gastámos o que tinha e não tínhamos”.
“Estamos a caminhar para um presidencialismo à força. Já tivemos um autoritarismo da troika. Temos de cortar 10 mil milhões de euros ou daqui a dois ou três anos temos para aí sarilho grosso”, explicou por fim.
Sobre as primárias socialistas, que culminaram com uma vitória de António Costa, disse que o ex-ministro que o PS saiu a ganhar, mas faltam responder questões centrais. “Em abstracto acho que o PS ganhou. Parece-me que este candidato tem mais capacidades para a função. A substituição parece-me que foi benéfica”, opinou sobre este tema.
Porém, em tom de advertência, considerou Medina Carreira que “em Portugal, nenhum Governo vai ter qualquer utilidade se a sociedade não perceber que temos de olhar para o dinheiro que existe. Qualquer Governo que vá para lá aumentar umas pensões ou que quer que seja não vai durar muito tempo”, finalizou.
publicado aqui

1 comentário:

vazelios disse...

Medina Carreira a presidente!!! (Estou a brincar não tem perfil)

Mas devia estar no concelho de estado