segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Podem dizer-me onde está o Estado Social?

Vais a uma urgência hospitalar, pagas mais de 20€ sem exames complementares (acresce valor dos exames), corres o risco de esperar mais de 12 horas ou em casos raros até morrer à espera de ser atendido.
Não vais ter direito a reforma, sim não vais receber reforma daqui a 30 anos, dado que o valor que te vai ser atribuído não pode ter esse nome, será mais correcto chamar-lhe esmola.
Se estás doente, só recebes 55% do teu ordenado, e para isso tens que estar doente mais de 3 dias.
Tudo que compras tem taxas e mais taxas e taxinhas, chegando ao cúmulo de pagares 1/4 do que gastas para te alimentares em impostos.
Nas estradas que construíram e que circulas com o carro que te custou o dobro por causa dos impostos, vais pagá-las muitas vezes por um valor 100 vezes superior, para além de já as teres pago nos impostos, ainda as pagas nas portagens.
Se tiveres o azar de ficar desempregado, e só se tiveres carreira contributiva (logo já pagaste), vais ter direito a receber 70% do salário e ficar com "termo de identidade e residência".
A conta da casa que é tua (dado que pagaste para a ter), pagas um imposto pomposamente chamado de IMI, cada vez maior, que em alguns casos mais parecem rendas de casas que não são tuas.
60% da tua factura de electricidade são taxas que nada tem a ver com o teu consumo de energia.
Pagas ainda milhares de milhões de euros por ano para as empresas de transporte público, sem que possas andar nos mesmos sem pagar, um passe quase que chega a 10% do SMN.
Podem dizer-me onde está o Estado Social?

MAD

Sem comentários: