Enquanto em Portugal os merdia andam cheios de comunas crispados com o intuito de fomentar a desordem social, nos países que já sofreram na pele a experiência totalitária fazem-se monumentos em homenagem às vítimas deste sistema.
Monumento às
vítimas do Comunismo " - República Checa
O objectivo deste memorial encontra-se expresso na
sua respectiva inscrição:
"Para os mais de cem milhões de vítimas do comunismo
e para os que amam a liberdade."
O trabalho, da autoria do escultor Olbram Zoubek e dos arquitetos Jan Kerel e Zdenek Hoelzel, era inicialmente constituído por um grupo de sete estátuas - uma delas foi destruída por um ataque à bomba em 2003 - representando a degeneração que um regime daquele tipo provoca no ente humano.
O monumento, designado em checo de Pomník obětem komunismu, encontra-se disposto numa plataforma em escada, onde se pode ler uma placa explicativa: 205,486 prisões, 170,938 exilados, 4,500 mortos nas prisões, 327 abatidos enquanto tentavam fugir, 248 executados.
Para além dos números,
consta a frase: "Este memorial é dedicado a todas as vítimas: não apenas
aos que foram emprisionados e perderam a vida, mas também aos que viram a sua
existência arruinada pelo despotismo totalitarista".
A inauguração foi
marcada por alguma controvérsia. Alguns notaram a inexistência de figuras
femininas entre as esculturas. E a Confederação dos Prisioneiros Políticos, que
basicamente coordenou todo o processo, realçou a inexistência de apoios por
parte do Governo Central: a disponibilização do local e a maioria dos fundos necessários
provieram daquilo a que podemos chamar de Junta de Freguesia de Praga 1, na
altura controlada pelo Partido Democrata Cívico, liderado então pelo atual
Presidente, Vaclav Klaus, que contudo decidiu não estar presente na cerimônia
de inauguração. O conjunto de estátuas de bronze representa de forma bastante
gráfica a decomposição humana. Da primeira para a última o avanço da
malevolência é notada pela queda de "bocados".
A primeira figura,
apesar da expressão de sofrimento facial e da postura corporal, mostra um corpo
completo, enquanto a segunda mostra aparentemente a mesma pessoa, parcialmente
amputada... e a degeneração prossegue, mal se reconhecendo a morfologia humana
da última escultura.
O monumento é interessante durante o dia, porque os pormenores
podem ser observados nas melhores condições, mas é à noite, em virtude de um
dramático sistema de iluminação, que o impacto é maior. Se a zona estiver
coberta de neve, o efeito é ainda mais intenso.
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