terça-feira, 10 de setembro de 2013

O monopólio da água

(clique em CC para legendas em português)

Um leitor do Viriatos afirma o seguinte: 

"A melhoria em abastecimento de água e saneamento foi feita pelo estado, não pela iniciativa privada, agora infelizmente querem privatizar a água. A água/saneamento e a energia elétrica deviam ser geridas pelo estado, são bens de 1ª necessidade e a concorrência não é eficaz. Desde que a electricidade foi privatizada o seu preço subiu brutalmente."

O vídeo acima de um canal de tv alemão foca sobre este mesmo tema (com um caso prático de uma cidade portuguesa).

Que conclusões podemos tirar então sobre a problemática?

Já muito se alertou por aqui no blogue que a diferença entre o papel do estado e o papel das grandes empresas monopolistas é praticamente nulo pois ambos atuam de uma forma coerciva e muitas vezes agem até em conluio contra os interesses da população (o chamado capitalismo de estado).

Assim qualquer esquema (seja ele público ou privado) que interfira contra o bom funcionamento de uma comunidade deve ser prontamente combatido e rejeitado pela população e pelos poderes locais. 

O exemplo do vídeo sobre Berlim, que é uma cidade-estado, vimos os berlinenses a tomarem a atitude correta quando consideraram que estavam com uma má qualidade na prestação do serviço.

É completamente legítimo que os cidadãos tenham ao seu alcance o poder de validar ou invalidar aquilo que acontece dentro da sua própria comunidade (mesmo podendo estar a cometer um erro na escolha) mas cabe sempre à população local a última decisão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem. Parabéns para lucidez e distanciamento político e fundamentalista que, por vezes, estas questões levantam.