sábado, 5 de outubro de 2013

Querem referendar a vaca suíça


Suíça: Coletivo reclama rendimento único para todos

Foi a despejar frente ao parlamento, em Berna, o equivalente a 325 mil euros - oito milhões de moedas de cinquenta cêntimos de franco - que um coletivo de cidadãos suíços pediu a criação de um rendimento único para todos os residentes legais no país. Por enquanto ainda é uma utopia, mas o coletivo já reuniu 125 mil assinaturas para levar o assunto a referendo.

3 comentários:

André disse...

Tivemos direito a um debate com um dos membros do comité há uns meses no seio da Juventude Liberal Radical vaudoise.

Vieram propor-nos de apoiar a sua recolha de assinaturas porque na opinião deles tratava-se de uma ideia liberal (!!!). Eu intervim para lhes perguntar se em contrapartida de o meu eventual apoio estariam dispostos a privatizar todas as funções do Estado (a não ser, devido à ideia deles, a privatização dos serviços dos Impostos e Segurança social). Disseram-me que sim podiam imaginar isso. Rapidamente alguém retorquiu como iriam fazer para evitar que haja estrangeiros que venham pedir o subsídio e depois fugissem para fora (eu próprio murmurei que se me propusessem isso tomaria o primeiro avião para Portugal, 2000 euros por mês na Suíça não é nada). Lá respondeu o homem que haveria controles e condições (deixo-vos adivinhar o resto do desenrolar da conversa, e como me ri quando ouvi esta enorme contradição).

Por isso se o povo suíço for estúpido o suficiente para aceitar essa ideia em breve a construção e os restaurantes portugueses vão voltar a frutificar.

(Estes gajos da Euronews... são moedas de 5 cêntimos, as de 50 são prateadas!)

Vivendi disse...

Obrigado pelo seu testemunho André.

Só a palavra "comité" diz tudo. Será que eles também não vão querer afiambrar as contas bancárias dos estrangeiros?


Cumprimentos.

André disse...

Não me lembro exactamente como eles tencionavam financiar aquilo, acho que era uma mixórdia de impostos sobre as importações, as transacções financeiras e o recurso à máquina de fazer notas.

Comité é uma palavra muito usada na Suíça, o Partido Liberal Radical também a usa para designar a sua direcção (se bem que alguém me disse um dia que o antigo Partido Radical Democrático era considerado o melhor embaixador do comunismo na Suíça!)