quinta-feira, 22 de maio de 2014

Só para contextualizar...

Foi ver novamente os dados do Banco de Portugal (Quadro 1.2) acerca do endividamento da nossa Nação pelos vários setores, e verifica-se que só os particulares é que continuam a desalavancar. Ora vejam:

Dados de Fevereiro de 2014 em €

Administrações Públicas:  245 mil milhões

Empresas Privadas:          306 mil milhões

Particulares:                     158 mil milhões

Tudo somado dá:             723 mil milhões

Para um PIB em 2013 de 165 mil milhões, dados do Eurostat, então o rácio de endividamento da Nação ronda os 437% do nosso PIB. No ranking mundial deste rácio, em que lugar estaremos?

E já agora, em 2007, o PIB era de 169 mil milhões para um endividamento total de 568 mil milhões, dando-nos um rácio de  336% do PIB

Estas contas todas para dizer que não acredito que estejamos num ponto de partida que nos possa garantir um novo ciclo de crescimento na nossa economia.

Se a taxa de juro média anual rondar os 5% de todo este bolo de dívida, então todos os anos temos que pagar aos nosso credores 36 mil milhões de euros em juros, ou 20% do nosso PIB.
Ainda é muito dinheiro para a força que a nossa economia tem.

É preciso continuar a baixar o endividamento e os juros, mas com isso vem um preço, que é a exposição da fragilidade da nossa banca já que esta cresceu em demasia na concessão de crédito durante largos anos.

Tiago Mestre


1 comentário:

Anónimo disse...

mas quanta dessa divida é nacional?
Eu posso pagar uma divida e ao mesmo tempo ser-me paga outra divida.
Jorge Gaspar