sábado, 16 de março de 2013

A Cleptocracia resolve

O que se decidiu para os depositantes do Chipre é cleptocracia, pura e simples.
Mas não me espanta.
No Contas Caseiras foram muitas as vezes que apelidei o regime político da UE como cleptocrático, sobretudo quando as coisas aquecem e é preciso tomar decisões difíceis.
Refletem comportamentos de gente cobarde, líderes que estão longe de o ser.

Mas esta decisão cleptocrática é inovadora porque é mais descarada. Rouba diretamente ao indivíduo.
Até aqui era por um complexo esquema de obrigações, garantidas por um conjunto de contribuintes anónimos. Ficava tudo na cloud.


Curiosamente os detentores de obrigações cipriotas foram poupados, já que só totalizam apenas 2 mil milhões. É pouco para um resgate que totaliza 10 mil milhões. Não vale a pena ir a esse pote.

Veremos a capacidade dos políticos em comprar tempo face às consequências imprevistas e indesejadas que surgirão em virtude desta decisão inédita.

Tiago Mestre

5 comentários:

doorstep disse...

Esta foi combinada com o putin...

Anónimo disse...

Será Bitcoin a solução? uma moeda que nem governos nem banqueiros têm o poder de manipular?

Tiago Mestre disse...

A bitcoin se começar a ter demasiada importância, num fechar de olhos alguém bloqueia aquilo e Ciau

Mario Draghi, há 1 mês ou 2, falou sobre a bitcoin e realçou o facto de não conseguir manipulá-la, quer através das taxas de juro quer através da emissão de reservas. Já preocupa qualquer coisa

Anónimo disse...

Só conseguem bloquear a bitcoin se bloquearem toda a internet!!! não me parece possível!!! é uma rede peer to peer... é muito complicado deitar abaixo uma rede P2P... ver o caso do site piratebay... ainda não conseguiram deitar aquilo abaixo apesar de ter alguma centralização... no caso do bitcoin não há nenhuma centralização é praticamente impossível bloquear uma rede destas a não ser que desliguem TODA a internet!!! isso seria um grande feito!!!

Tiago Mestre disse...

Espero bem que tenhas razão