sábado, 16 de março de 2013

Planeamento Central não funciona



Entramos na espiral recessiva, dá me um pouco vontade de rir senão fosse algo tão trágico.

A realidade é que a economia nacional se encontra numa depressão, e porque é que se encontra em depressão?

Fácil, devido ao regime político que vigora em Portugal desde 1974, chamado Social democracia.

É o mesmo que o socialismo, mas sem derramamento de sangue.

A realidade é que estamos em depressão há mais de 10anos, a divida permitiu que se mascara se isso, reparem nos posts do Tiago, ele já demonstrou que por cada 1€ de crescimento era necessário 4 ou 5€ de despesa, se isto não é insustentável então não sei o que é.

Agora vão todos cair em cima do Gaspar, desde a extrema esquerda até a esquerda (PSD CDS), quando o desgraçado apenas tentou manter o sistema à tona de água.

Como todos sabemos e aprendemos, lutar contra a realidade, dizendo que ela não existe é uma estupidez.

O PIB é uma medida ultrapassada, irrelevante se cresce 10% ou decai 10%, não é capaz de medir a realidade economica, o Tiago postou um video do Biderman a explicar isso mesmo.

O desemprego não se cria por politicas activas de emprego, estimo que isso hoje apenas aprofunde ainda mais o desemprego, este cria se com poupança investimento e criação de riqueza.

A população que vive por aqui encontra se descapitalizada, sem capacidade de resposta às dificuldades, e por sua própria culpa, escolheu confiar em quem tudo prometeu e tudo COMEU.

O Estado é o criador do problema, mas continuam por ai muitos a pensar que é este que tem de resolver, que o problema não é o sistema mas sim as pessoas, como na URSS o problema não era o comunismo esse é fantástico o problema eram as pessoas que teimavam em não fazer o que o planeador central queria.

PLANEAMENTO CENTRAL NÃO FUNCIONA,  não vale a pena insistir.

Os países com melhor IDH sãos os que mais liberdade económica têm (8 em 10).

O ajustamento necessário é fazer o oposto do que foi feito, cortar despesa, eliminar postos de trabalho no Estado massivamente, diminuir serviços, extinguir observatórios, reduzir burocracia, etc...


Vai ser feito alguma coisa? Não tudo vai continuar na mesma até o sistema ruir pelo seu próprio peso.

Já falam no Air cut, como se isso resolve se alguma coisa, os fundamentais continuam todos Fodidos, o problema não é falta de procura, mas sim de oferta, pouco se produz em Portugal e o que se produz não tem o valor necessário para corresponder aos desejos da população, o que se seguirá será um retrocesso nos padrões de vida como não visto há muito tempo.

Mas por um lado, temos muito mais sol que os países ricos nem tudo é mau

1 comentário:

doorstep disse...

Air cut? Capaz disso são eles! E de encarregarem o bes de o empandeirar aos norte-coreanos...