domingo, 17 de agosto de 2014

A ameaça capitalista

Esse bolinho é uma ameaça capitalista para a Coreia do Norte

A Choco Pie era tão valorizada pelos norte-coreanos que se tornou uma espécie de moeda no mercado negro, mas foi banida pelo governo.


Choco Pie
Choco Pie: moeda de troca no mercado negro

Na visão do governo norte-coreano, até um delicioso bolinho de chocolate pode ser uma ameaça ao regime comunista. As Choco Pies - bolinhos de chocolate recheados de marshmallow - eram tão populares na Coreia do Norte que se tornaram até uma espécie de moeda no mercado negro.
Segundo o jornal inglês The Telegraph, o doce é tão valorizado pelos norte-coreanos que uma fábrica o usava para pagar seus empregados: eles vendiam os bolinhos e com o (bom) dinheiro que ganhavam, podiam comprar outras coisas.

Mas a alegria durou pouco, o governo norte-coreano achou que essa valorização de um bem capitalista era uma ameaça e proibiu que as fábricas usassem a guloseima para pagar os funcionários.
Para não deixar os vizinhos sem seu doce preferido - e também para protestar contra a ditadura norte-coreana -, ativistas sul-coreanos simplesmente enviaram 50 balões carregando 10 mil Choco Pies para o lado norte-coreano da fronteira. 
A tática já havia sido utilizada por eles para mandar "conhecimento do mundo" para os vizinhos em panfletos e dispositivos USB. 
publicado aqui
Choco Pie

Sem comentários: