domingo, 23 de dezembro de 2012

Guimarães - CEC 2012

Neste fim de semana, ocorrem as celebrações oficiais do encerramento de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012. 

A Câmara Municipal (liderada pelo PS) recebeu a avultada quantia de 111 milhões de euros ao abrigo deste programa para requalificar a cidade e potenciar as atividade culturais.

Não duvido que todo este dinheiro recebido tenha beneficiado as atividades económicas visto o significativo aumento de turistas, destacando-se os turistas estrangeiros. O comércio ganhou, a cultura e a vitalidade da cidade também. Existe uma nova dinâmica, é certo. 

Mas agora, que já se gastaram os 111 milhões de euros, convém olhar para o todo o programa e ver também o que correu mal. E não é preciso esperar muito para se verificar o monte de erros que se cometeram e os prejuízos que se seguirão.

A Plataforma das Artes, o investimento mais caro da CEC (cerca de 16,6 milhões de euros), e que abriu em meados de Junho (a meio da CEC), sabe-se que a partir de agora irá dar 1 milhão de euros de prejuízo por ano. Belo investimento! Ver aqui.

Por outro lado, os 111 milhões de euros recebidos poderiam ser usados para diminuir a despesa da Câmara e, sucessivamente, o endividamento e os impostos municipais. Mas não, a Câmara é socialista, toca a gastar, faz bem à economia. Guimarães, a meu ver, devia diminuir radicalmente os impostos às empresas, para ver se diminui de uma vez por todas a sua elevada taxa de desemprego, que é das mais altas do país, tal como fez Famalicão, aqui ao lado.

O largo mais emblemático da cidade, o Toural, foi requalificado recentemente. Basicamente, levantaram a calçada e puseram uma nova. Ridículo! Mais uns milhões enterrados.

Bernardo Botelho Moniz

1 comentário:

Carlos Rebelo disse...

Mais uma factura socialista para pagar! É a vida...