Bem, o tema de hoje é, outra vez, o salário mínimo. Já escrevi um outro há algumas semanas atrás.
Na última semana, alguns pigmeus saíram da toca e apregoaram pelo aumento do salário mínimo. Razão invocada? Aumento da procura interna, claro. Desculpem-me escumalha socialista mas eu, mais um profeta da desgraça, vou voltar à carga! Pigmeus esses como António Costa e António José Seguro.
1. Por muito que vos custe a admitir o aumento do salário mínimo na melhor das hipóteses não tem impacto algum na procura interna e na pior das hipóteses, tem um impacto negativo.
A. Na melhor da hipóteses não tem impacto algum na procura interna. E porquê? Porque ao obrigar os empresários a aumentar os salários, estes disponibilizam menos dinheiro para baixar preços porque o usaram nos aumentos dos salários (o que anula o suposto aumento do poder de compra) e disponibilizam menos dinheiro para investir em novos meios de produção, o que aumentaria a quantidade de bens e serviços produzidos e geraria novos empregos (prejudica o desemprego).
B. Na pior das hipóteses, tem um impacto negativo. E porquê? Porque como é sabido a imposição de aumentos salariais leva a mais desemprego, por alguns empresários não terem margem na tesouraria para proceder a tais aumentos. Conclusão: são obrigados a despedir trabalhadores, para assegurarem a sobrevivência da empresa. Portanto, os trabalhadores ao irem para o desemprego, não recebem e a procura interna baixa. Afinal o salário mínimo é anti-pobre e anti-desempregado. A quem tinha intenção de beneficiar, afinal só prejudica. Ups! E o contribuinte ainda paga mais em subsídios de desemprego, e os impostos sobem e a "economia asfixia"! É o socialismo vs. socialismo! Ups!
2. Deixem de "grandolar". Além de ridículo, é estúpido. Já que temos tantos doutores que percebem de tudo e mais alguma coisa, façam as contas, subtraiam ao que produzimos o que consumimos. Se vos der menos de 0, o que significa que ainda percebem de matemática, pensem durante alguns segundos... e chegarão a algumas conclusões úteis: é INSUSTENTÁVEL!
3. Hugo Chávez morreu... new oportunities are coming to Venezuela!
Bernardo Botelho Moniz
3 comentários:
"new oportunities are coming to Venezuela!"
Porque é que não dizes antes o seguinte.
- Pobres cuidem-se!
Porque não? E completando ainda mais: "Pobres cuidem-se que o pior ainda está para vir: a crise hiperinflacionária!".
Novas oportunidades (nomeadamente políticas) chegarão à Venezuela. Resta saber se serão aproveitadas, ou não.
Bom post Bernardo!
Enviar um comentário