domingo, 28 de julho de 2013

Impressiona



O que pensarão os líderes protestantes e ortodoxos destas manifestações genuínas do comunidade católica para com o seu líder espiritual?

Sou agnóstico mas também sou português, e orgulho-me de ver o Brasil "português" a reforçar o catolicismo e os valores universais que a nossa cultura portuguesa deu ao mundo.

Os protestantes que se ponham a pau, porque aquilo em que eles acreditavam que a Igreja católica estava errada é afinal a grande força desta.

Hoje, é a Igreja católica que se renova, que se reforma, que não fica indiferente aos seus escândalos e tenta ser melhor amanhã. É o futuro a protestar contra o passado.

Já dos protestantes, parece que se esqueceram da religião, tendo deixado que a economia fizesse os seus cidadãos reféns dela. Tudo pelo trabalho e pela individualidade, e vai-se a ver, é o protestantismo que não se reforma, que não congrega comunidades. Cada pastor mantêm o seu rebanho e os outros que se amanhem.

Será que o protesto de Lutero está condenado a cair de maduro, tal e qual como uma fuga que é neutralizada pelo pelotão?

Tiago Mestre

1 comentário:

Vivendi disse...

Existe um enorme "Brasil português" por descobrir... onde se pode encontrar muitas das respostas aos problemas atuais de Portugal.

Todos os elementos da matriz cultural portuguesa no mundo devem ser respeitados...

Somos mais portugueses do que socialistas, somos mais portugueses do que europeus e por aí fora...