terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ben Bernanke estica-se como se não houvesse limite

Em mais um artigo espetacular do ZeroHedge onde são feitas umas contas simples, chega-se à conclusão de que Ben Bernanke, com o anúncio do QE3 há 3 meses, a somar ao anúncio do QE4 a 12 de Dezembro, irá adquirir mensalmente:

40 mil milhões de dólares em Mortgage Back Securities
45 mil milhões de dólares em Obrigações do Tesouro Norte-Americano

Absorvendo assim 90% de toda a nova emissão de dívida denominada em dólares que não é roll-over.
Ben ficará com 60% de todo o mercado de dívida norte-americano em apenas 3 anos.

A isto se chama "Monetizar Dívida", que pelos vistos Ben jurou que não iria fazer em 2009, já que deve ser ilegal, ou inconstitucional, ou qq coisa assim parecida.

Mas como as razões são sempre as mesmas:
"Ajudar a estimular o crescimento económico"
Quem são os políticos que têm os "tomates" para se insurgirem contra tudo isto? Apenas Ron Paul, mas este também já não vai para novo.

Em termos práticos, a Reserva Federal irá adquirir praticamente toda a nova emissão de dívida do governo norte-americano.
Com mais esta ronda de estímulos, talvez os mercados de ações subam qualquer coisa, pelo que talvez ainda se vá a tempo de se ganhar algum dinheiro.
Mas em boa verdade, ninguém sabe até que ponto é que todos estes estímulos não estão já priced in, tal é o grau perverso de manipulação a que os mercados estão sujeitos pelo poder político, pelo que isto mais parece um jogo de roleta russa.

O autor do artigo ainda aborda uma questão que já me parece anacrónica:
E o que acontecerá quando a Reserva Federal tentar vender todo este lixo tóxico que tem e terá em sua posse?

A Reserva Federal, carregada como está, nunca irá vender, nem sequer ousar sugerir a venda do que quer que seja, porque no dia seguinte teremos "Houston, we have a problem!"
Preferirá que a moeda colapse primeiro por quebra de confiança dos privados do que ser responsável por vender algo que sugerirá uma hecatombe também ao setor privado.
O mesmo se aplica ao BCE, claro!

Mas num mundo em que para se atingir um determinado fim todos os meios servem, nem que para isso se minta, se engane ou se cometa perjúrio, quem sou eu para vir falar de moralidade e bons costumes?
Cada um que se safe e os outros que se fodam, não é assim que eles querem?

Tiago Mestre


2 comentários:

Carlos Rebelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Rebelo disse...

Os QE's ad eternum, não vão resolver absolutamente nada, senão continuar a engordar os CEO's das grandes empresas e a garantir as chorudas comissões da grande finança.
A conjugação de todos estes factores: guerra, desemprego, fome, miséria, irá provocar o caos e desencadear o fim daquilo a que poderemos chamar A GRANDE ERA FINANCEIRA...
O que virá a seguir??? quem é que sabe..