sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estamos à espera de quê para imprimir à maluca?

Supervisão bancária
Este foi o primeiro passo dado pelas elites políticas da União Europeia nesta nova fase de integração.

Mas no fim é a união bancária que se pretende, com os depósitos/ativos de uns a serem suportados pelos depósitos/ativos de outros. Mas ainda faltam uns aninhos.

Para quê continuarem a arranjar estes mecanismos aldrabados de ajuda aos pobres, tipo EFSF, FEEF, LTRO,OMT, dizendo aos ricos que NÃO é o dinheiro deles que está em risco?

Ben Bernanke queimou todas essas etapas e já tem o acelerador a fundo.
O FED, que antes da crise do subprime contava com 800 biliões de dólares em ativos, possui agora aproximadamente 2,8 triliões, e com o que prometeu fazer, acrescentará por ano mais 1 trilião.

Do que é que Draghi está à espera?

O moral hazard já está feito, voltar atrás é catastrófico, manter o status quo é o mais importante, logo, toca a acelerar.
Merkel e Schauble desde o Verão que já não se estão para chatear com os desequilíbrios que cada vez mais pendem sobre a Alemanha. Até a União Bancária já iniciou a sua marcha, vejam lá..

Objetivamente falando, já não há motivos para Draghi se manter quieto, a não ser a sua consciência, mas isso...

A impressão de dinheiro à bruta, leia-se aquisição de dívida diretamente pelo BCE nos leilões primários, está aí à nossa espera. O juro baixaria, os custos baixariam, a austeridade não seria tão pesada, etc, etc. Tudo soluções mais fáceis e politicamente mais apetecíveis... até ao dia da destruição final do €, mas isso...

Tiago Mestre

2 comentários:

Sérgio disse...

Eu penso que o Draghi está a fazer exactamente o mesmo que o Bernanke ou até talvez mais já à algum tempo quando anunciou o programa de compra "ilimitada" de dívida, o outro ainda diz que é um trilião por ano, cá é sem limite... quando li isso até achei que era titulo sensacionalista dos jornais, mas afinal não era e o Schauble não disse nada, por isso acho que de ambos os lados do Atlântico a ordem é mesmo imprimir! Resta esperar para ver as consequências.

Carlos Rebelo disse...

Vamos ter uma ou duas décadas à 80's JAPONESAS! Vai uma aposta?