Se privatizam, é mau porque X, se não privatizam é mau porque Y. Eu queria ver se tivesse sido privatizada, o coro de reclamações que seria na imprensa! (Mas não aqui, acredito)
Como sabem sou, à semelhança de todos vós e muitos dos leitores, a favor de uma privatização geral da economia.
Mas a TAP tem mais activos intangiveis que tangiveis.
Era bom para a TAP ter sido privatizada. Se era bom para o país não sei, não conheço com detalhe os contornos do negócio, para além dos números. Penso que tinha pontos positivos e negativos. Já li, ouvi e vi tanta coisa acerca deste assunto...mas se as intenções do Efremovich eram pouco claras, eram.
Claro que ele quer criar valor ao comprar a empresa, quer abrir uma porta para a Europa, quer valorizar a sua avianca associada a uma empresa reputada no mercqado onde se insere como é o caso da TAP, que só o nome, vale mais do que 35 milhões. (eu sei que não ofereceu só estes 35 milhões...)
Mas declarar falência e despedir as pessoas? Mas em que te baseias, Bernardo, para dizer isto?
O que diz o governo vale o que vale. Mas por enquanto, até descobrirmos o contrário, pretende privatizar a companhia.
Li hoje uma noticia que está a estudar a venda da VEM.
Isto é que tem de sair da alçada da TAP. Isto e outras reformulações. Torna-la mais eficiente, parafraseando o Sérgio Monteiro.
Mas enfim, agora vão para lá 100 milhões, quiçá irão 100 milhões por mês, durante algum tempo.
Mas têm de tornar a empresa nmais atractiva para ser privatizada e este processo não foi bem conduzido e o timing não foi o ideal. Quando será não sei, mas concordo com ESTA decisão do governo.
O que se passou, já não sei!
Mas duma coisa acredito, o governo não vai fechar esta empresa, depois desta novela toda, e despedir 15mil pessoas. E mais ainda com o que isso afecta o nosso turismo e outros sectores associados.
Parece-me mais provável que vá aguentando a empresa com os nossos impostos, apesar de dizer que não pode directamente, fá-lo-á indirectamente via parpublica ou avais do estado na banca.
Não se esqueçam que a opção mais valorizada por este ou outro governo é a mais fácil. E a mais fácil aqui é aguentar a empresa, acalmar os animos, e roubar mais um bocadinho o contribuinte.
É a minha opinião mas o que eu acho é que todos têm certeza de alguma coisa, mas parece que todos falham.
Baseio-me no facto de as principais rotas da TAP serem para a América do Sul e África que, neste momento, estão em grande crescimento. Mas este grande crescimento significa que no futuro aparecerá maior concorrência, incluindo as low-cost. Mais dia menos dia a Ryannair vai conseguir chegar à Portela e roubar uns não sei quantos clientes à TAP. As mesmas vão começar a ter rotas mais periódicas para a América do Sul com preços bastante mais competitivos. Nesse dia, em que tudo isto acontecer, a TAP mergulhada em dívidas não vai conseguir sequer restruturar-se e virar o seu negócio para low-cost, que parece ser de facto o futuro da aviação.
No entanto, também concordo com o teu comentário, quando dizes que o Estado vai continuar a financiar a TAP com os nossos impostos até o tal dia, em que já será tarde de demais.
Por isso, prefiro que seja privatizada o mais cedo possível, para que possa restruturar-se, valorizar as rotas mais lucrativas e acabar com aquelas que não têm potencial de crescimento. E até quem sabe avançar com novas rotas para ao México e América Central.
Sobre German Efromovich? Tenho a dizer que não me agrada muito a venda a empresas que já estejam nesta área. Preferia a venda a um outro tipo qualquer, que ainda não tivesse negócios na aviação. Não vá Efromovich destruir a TAP para reforçar a sua empresa, a Avianca.
5 comentários:
O motivo apontado é que não é de certeza!
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=65114
Agora só resta declarar a falência da TAP, despedir aquele pessoal todo que, só em indemnizações não é pouco e pagar todo o passivo.
Nem mais caro Bernardo.
Veremos a evolução dos acontecimentos.
Só quero referir que a justificação não foram as garantias dos 35 milhões, mas para pagamento do passivo exigível.
Em caso de privatização, os bancos podem exigir o pagamento imediato dos 1200 milhões de dívida ao novo dono.
Foi essa a justificação que vi ser apresentada, o que é um pouco diferente da justificação apresentada no artigo.
Não posso concordar.
Se privatizam, é mau porque X, se não privatizam é mau porque Y. Eu queria ver se tivesse sido privatizada, o coro de reclamações que seria na imprensa! (Mas não aqui, acredito)
Como sabem sou, à semelhança de todos vós e muitos dos leitores, a favor de uma privatização geral da economia.
Mas a TAP tem mais activos intangiveis que tangiveis.
Era bom para a TAP ter sido privatizada. Se era bom para o país não sei, não conheço com detalhe os contornos do negócio, para além dos números. Penso que tinha pontos positivos e negativos. Já li, ouvi e vi tanta coisa acerca deste assunto...mas se as intenções do Efremovich eram pouco claras, eram.
Claro que ele quer criar valor ao comprar a empresa, quer abrir uma porta para a Europa, quer valorizar a sua avianca associada a uma empresa reputada no mercqado onde se insere como é o caso da TAP, que só o nome, vale mais do que 35 milhões. (eu sei que não ofereceu só estes 35 milhões...)
Mas declarar falência e despedir as pessoas? Mas em que te baseias, Bernardo, para dizer isto?
O que diz o governo vale o que vale. Mas por enquanto, até descobrirmos o contrário, pretende privatizar a companhia.
Li hoje uma noticia que está a estudar a venda da VEM.
http://economico.sapo.pt/noticias/novo-modelo-de-privatizacao-passa-pelo-fecho-da-vem_159022.html
Isto é que tem de sair da alçada da TAP. Isto e outras reformulações. Torna-la mais eficiente, parafraseando o Sérgio Monteiro.
Mas enfim, agora vão para lá 100 milhões, quiçá irão 100 milhões por mês, durante algum tempo.
Mas têm de tornar a empresa nmais atractiva para ser privatizada e este processo não foi bem conduzido e o timing não foi o ideal. Quando será não sei, mas concordo com ESTA decisão do governo.
O que se passou, já não sei!
Mas duma coisa acredito, o governo não vai fechar esta empresa, depois desta novela toda, e despedir 15mil pessoas. E mais ainda com o que isso afecta o nosso turismo e outros sectores associados.
Parece-me mais provável que vá aguentando a empresa com os nossos impostos, apesar de dizer que não pode directamente, fá-lo-á indirectamente via parpublica ou avais do estado na banca.
Não se esqueçam que a opção mais valorizada por este ou outro governo é a mais fácil. E a mais fácil aqui é aguentar a empresa, acalmar os animos, e roubar mais um bocadinho o contribuinte.
É a minha opinião mas o que eu acho é que todos têm certeza de alguma coisa, mas parece que todos falham.
Caro vazelios,
Baseio-me no facto de as principais rotas da TAP serem para a América do Sul e África que, neste momento, estão em grande crescimento. Mas este grande crescimento significa que no futuro aparecerá maior concorrência, incluindo as low-cost. Mais dia menos dia a Ryannair vai conseguir chegar à Portela e roubar uns não sei quantos clientes à TAP. As mesmas vão começar a ter rotas mais periódicas para a América do Sul com preços bastante mais competitivos. Nesse dia, em que tudo isto acontecer, a TAP mergulhada em dívidas não vai conseguir sequer restruturar-se e virar o seu negócio para low-cost, que parece ser de facto o futuro da aviação.
No entanto, também concordo com o teu comentário, quando dizes que o Estado vai continuar a financiar a TAP com os nossos impostos até o tal dia, em que já será tarde de demais.
Por isso, prefiro que seja privatizada o mais cedo possível, para que possa restruturar-se, valorizar as rotas mais lucrativas e acabar com aquelas que não têm potencial de crescimento. E até quem sabe avançar com novas rotas para ao México e América Central.
Sobre German Efromovich? Tenho a dizer que não me agrada muito a venda a empresas que já estejam nesta área. Preferia a venda a um outro tipo qualquer, que ainda não tivesse negócios na aviação. Não vá Efromovich destruir a TAP para reforçar a sua empresa, a Avianca.
Enviar um comentário