quinta-feira, 14 de março de 2013

Deflação


Como o Vivendi já postou aqui existe uma crescente preocupação com a Deflação.

Mas o que é a Deflação?

É muito importante perceber de facto o que quer dizer o conceito, para não cairmos na asneira.

Von Mises no seu livro "Teoria da Moeda e Crédito"

"a diminution of the quantity of money (in the broader sense) which is not offset by a corresponding diminution of the demand for money (in the broader sense), so that an increase in the objective exchange-value of money must occur."

O que nos diz este paragrafo é que Deflação é uma diminuição da quantidade de moeda disponivel que não é acompanhada por uma diminuição da quantidade procurada de moeda.

O efeito deste fenómeno é uma quebra de preços, a realidade é que hoje as palavras inflação e deflação foram corrompidas e servem para referir a uma subida ou descida do nível de preços.

Mas será tão terrível como pintam a maioria dos economistas o fenómeno da Deflação?

Antes de analisarmos essa temática, temos de perceber que o actual sistema fiat é um sistema inflacionario, isto é, o sistema montado após 1973, assenta num continuo aumento da massa monetária, ou não tivessem a capacidade de criar dinheiro do nada os Bancos e os Governos.

Simplificada mente quando ocorre um Boom, motivado por um aumento do crédito não assente em poupança, existe uma queda das taxas de juro induzindo o empreendedor(1) em erro, quer sobre o que o consumidor de facto ambiciona, quer no valor que os factores de produção valem. Além que este acontecimento leva a que os empreendedores invistam em bens de capital em vez de bens de consumo (2), enquanto a bolha durar estes continuaram a investir em fases mais afastadas do consumo, aumentando a extensão da produção.
Mas como esta produção é desfasada do que os consumidores realmente querem, estes querem mais bens de consumo e menos bens de capital, quando a bolha finalmente estoira e os empreendedores percebem que julgaram mal os desejos dos consumidores.
As taxas de juro(3) são fundamentais para perceber como é que os empreendedores, treinados a "ler" os incentivos do mercado, se enganam profundamente

Como anteciparam mal os futuros lucros e ao procurarem factores de produção oferecendo valores que agora se revelam terem sido demasiado elevados, incorrem em perdas.

A realidade é que toda a economia é afectada por esta bolha crediticia criada pelo Estado (autoridade monetária), ao afectar  a estrutura de preços, cria Malinvestments(4), que o empreendedor só se apercebe aquando do estoirar da bolha.

Mas o que é que isto tudo tem a ver com a deflação?

Bem se a situação anterior ao Bust vigoravam determinada estrutura de preços, e que agora se revelam incorrectos, estes deveram corrigir para os seus reais valores.

Se o empreendedor, oferecia salários demasiado elevados para  a nova realidade estes terão de cair.
Se o empreendedor agora compreender que os preços que cobra pelos seus produtos é demasiado elevados na nova realidade terá de os baixar, senão o fizer irá acumular stock e as perdas serão ainda maiores.

A economia deverá toda recolocar se às novas realidades do mercado.

Mas a deflação implica perdas do empreendedor, SIM é o custo que este terá de suportar por ter tido má visão, relembrar que o empreendedor a sua missão é ver oportunidades no mercado e agir em conformidade, se viu mal deve ser punido (neste caso a culpa não é só dele dado que foi manipulado pelo Estado), a punição a falência. Verdade que este novo patamar de preços levará a falências e a desemprego, mas o custo de as manter é muito superior.

Mas e os trabalhadores? que culpa tem eles? Nenhuma, mas se nas novas realidades os seus trabalhos não são economicamente sãos porque deverão estes manter um emprego que não é economicamente, para a nova realidade, sustentável?
A sua manutenção irá apenas criar desemprego noutras áreas que seriam as que estariam a contratar, bem como criar desemprego nos que infelizmente perdem o seu trabalho ,devido há tentativa de manter tudo como no Boom.

O processo de emprego não é um processo macro mas micro.

A economia deve ajustar para a nova realidade económica, uma em que o crédito diminuiu, todas as politicas seguidas para procurar manter os preços artificialmente elevados levaram apenas a um aprofundar da crise, a um aumento do desemprego e a uma economia cada vez mais fraca.

O processo de ajustamento é algo demorado, mas sólido.

Em teoria as coisas são mais fáceis de compreender, na realidade torna se mais complicado e complexo.
Mas o que vemos hoje é que todas as medidas tomadas pelos diferentes Bancos Centrais foram uma tentativa desesperada de manter o Status Quo, a impressão monetária foi utilizada para fazer subir o preço dos Activos, repararam que as Bolsas estão a bater novos máximos pré crise, mas que nada de substancial mudou na economia real nos últimos anos.

A resposta há crise em 2008 foi não deixar o mercado se reajustar mas antes procurar insuflar a bolha outra vez, mas a realidade tem destas coisas, por muito que queiramos lutar contra ela, esta ganha sempre.

Marvin King ex Governador do Banco de Inglaterra afirmou que o QE nada resolvia, e que este tinha sido a maior transferência de riqueza dos que menos tem para os que mais tem. Foi Este que disse, que não fazia ideia se o que fizeram era bom ou mau, apenas que tinham de fazer alguma coisa.


Outro aspecto que temos de focar é que a inflação/deflação são calculados pelo Estado, e são altamente manipulados. Por exemplo nos USA e UK não entra para  a estatística o preço da energia e da comida.
Em Portugal, o cabaz utilizado a mim diz me pouco, dado que os produtos electrónicos estão sempre a descer de preço e nestas circunstâncias ainda mais, mas os de primeira necessidade tem aumentado, quanto mais não seja pelo aumento dos impostos.

O aumento dos impostos leva a uma aumento dos preços ao consumidor (aumento do IVA), mas a uma diminuição da quantidade procurada (aumento dos impostos sobre rendimento, etc...), a lei da oferta e da procura leva-nos a concluir que menos procura menos o preço tende a descer.

O actual principal problema é o Estado, os politicos tem destas coisas, pensam que conseguem dirigir economias com milhões de pessoas, e encetam politicas desfasadas da realidade, levando a que o ajustamento demore mais tempo, levando a que a dor seja maior.

Todos achamos que sabemos o que deve ser feito, mas a realidade é que não temos acesso a toda a informação nem conseguimos antecipar todo e qualquer cenário, é que a beleza da humanidade é isto mesmo, Ser Criativo, descobrir coisas que ainda não forma pensadas, criadas. A fuga ao fisco demonstra bem esta nossa característica criativa.

A deflação criada por novas circunstâncias do mercado é positivo, terá as suas dores, mas isso é assim mesmo, mas será fundamental.


(1) empreendedor é a peça fundamental na teoria austríaca, Ele é o responsável pelo investimento produtivo, Este agente é o responsável por ver oportunidades de negócio no mercado e agir em conformidade com estas, é Ele que irá procurar e contratar os diferentes factores de produção.

(2) A teoria austríaca apresenta, ao contrário das outras correntes, uma teoria sobre o capital, sendo que este é um fenómeno de Etapas, muitas vezes referido como bens de ordem superior, dado estarem mais afastados do consumidor. Aconselho a ver um video do Prof Huerta de Soto no youtube sobre o ciclo económico explica de forma magistral muito superior ao que eu iria conseguir

(3)A taxa de juro não é mais que o preço do futuro, isto é, exprime a preferencia intertemporal do aforrador, todos temos uma preferencia maior pelo presente do que pelo futuro, e só estamos dispostos a prescindir (em situações normais) de consumo presente por um consumo futuro maior, por isso a taxa de juro é positiva, quanto maior for a preferencia pelo futuro menor será a taxa de juro, quanto maior a preferencia pelo consumo presente maior será a taxa de juro. A taxa de juro não é mais que um preço.

(4) investimentos não rentáveis para as reais condições do mercado, apenas rentáveis para a situação de bolha.

1 comentário:

CsA disse...

Muito bom! thanks ;)