quinta-feira, 27 de junho de 2013

Em 2013, a austeridade fica-se pelo lado da receita

Vendo a síntese orçamental até Maio de 2013, salta-me a conclusão de que a austeridade este ano fica-se só pelo lado dos impostos. O corte de despesa está bastante bloqueado pelos motivos que todos sabemos, a saber:

Até Maio:

Despesa 2012: 25,2 mil milhões
Despesa 2013: 27 mil milhões
Agravou em quase 2 mil milhões

Receita 2012: 24,6 mil milhões
Receita 2013: 25,9 mil milhões
Aumentou 1,3 mil milhões a mais

Só vejo gente a comentar na televisão, incluindo Medina Carreira, de que a austeridade é muito forte, muito agressiva, que tem que ser mais leve. O governo errou, errou, falhou, falhou, etc, etc.
Inclusivamente todos querem mais tempo: 10 anos, por exemplo.
Nem se apercebem de que a correção que este governo começou a fazer vai a caminho dos 10 anos, e provavelmente não será suficiente.

O argumento mais frequente é que a economia deveria primeiro reestruturar-se e só depois é que o Estado deveria baixar a despesa e o défice. Os dois ao mesmo tempo é muito agressivo.
É quem é que sabe reestruturar a economia? Ideias sff..  Ninguém
E quanto tempo é que isso pode demorar? nepia
E que critérios é que é preciso atingir para definir que a economia já se reestruturou? oops
E que preço é que estamos dispostos a pagar para "tentar" reestruturar a economia primeiro e só depois resolver o problema do Estado? mantendo no entretanto uma estrutura de despesa pública que roça os 50% do PIB, um défice que dificilmente desceria dos 10 mil milhões e uma dívida que garantidamente subiria 10 mil milhões ao ano até a economia estar reestruturada...

Anda tudo a falar e a escrever acerca de realidades que desconhece em absoluto, tentando convencer o povo de que há ferramentas para o fazer, como por exemplo, dar mais crédito, estimular as PME's, etc, etc

Os críticos da política do governo, na ânsia de se ouvirem e de serem ouvidos, esqueceram-se de olhar para os números, e nem se aperceberam que o governo está a fazer exatamente aquilo que eles defendem:

Aliviar a austeridade, e MUITO;
Promover facilidades no acesso ao crédito, QREN's, etc, etc

Com o recuo da austeridade e com a implementação das "políticas" de crescimento usando as tais ferramentas de crescimento, vou ficar agora sentadinho à espera que a economia se reestruture "a bem".

Por total desconhecimento do mercado e do mundo dos negócios, há muita gente que acha que sabe como resolver os problemas da economia para voltá-la a pôr a crescer, quando nem sequer problemas são na sua essência, quanto mais aplicar remédios recorrendo a esta ou aquela ferramenta.

Tiago Mestre

5 comentários:

vazelios disse...

Ainda não perceberam o problema (um dos muitos, mas o principal)

A economia só se restruturará se se restruturar o estado. O estado é parte integrante da economia. Aliás, a maior fatia do bolo, mais de 50%.

Ouvimos comentadores e oposições a dizerem tudo e mais alguma coisa, mas ninguém diz o que se deve fazer!

Mas o principal entrave deste tipo de discurso é na mediocricidade da imprensa, que ao ouvir barbaridades destas, não fazem as perguntas pertinentes e importantes, e conduzem o discurso e comentários a uma mão cheia de nada.

E tantas horas temos nós de palavreado na TV!

André disse...

http://www.libremercado.com/2013-06-24/los-paises-balticos-ensenan-a-rajoy-como-reducir-la-grasa-del-estado-1276493692/

Mas isto ninguém em Portugal quer ouvir falar.

André disse...

http://www.libremercado.com/2013-06-25/percival-manglano-asi-ajusto-sus-cuentas-madrid-en-2012-68810/

Ricardo Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Anjos disse...

Tiago,
Como sabemos que isto a que chamam economia NÃO VAI CRESCER coisa nehuma, é melhor começar a preparar para encolher!
Enquanto a aferição do sucesso das políticas for o PIB (ou melhor, o aumento do PIB), não teremos grande solução. é sempre mais fácil cozinhar os números do PIB, ficando tudo na mesma, ou até bem pior...!
Eu estou pronto... para o "Encolhimento da economia".

Quem quiser andar a lutar contra moinhos de vento, ao estilo Don Quixote de la Mancha, esteja à vontade... mas a única coisa que vai resultar dessas investidas, é um grande contusão no cabeça!