quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mail de uma louca: "Quero pagar mais impostos!"

http://www.sabado.pt/Cronicas/Joao-Pinto-Costa/Quero-pagar-mais-impostos---com-Servico-de-Financa.aspx

De: Mariazinha
Para: Finanças
Assunto: Quero pagar mais impostos

Boa tarde,

Acabei agora de fazer o meu IRS e constatei que tenho de pagar aos vossos serviços uma quantia que fica muito aquém daquilo que eu pensava inicialmente que ia ter de despender.

Contacto por isso com V. Ex.as para saber como poderei pagar mais sem que isso constitua um crime de falsas declarações.

Não se preocupem comigo porque face aos resultados que apurei, poderei continuar a tomar o pequeno-almoço, almoço e jantar todos os dias.
Imaginem só que, caso não pague uma quantia maior de IRS, existirão dias em que vou inclusive lanchar.

Antigamente vivia com a ideia que o meu dinheiro era mal empregue pelo Estado e confesso que estava sempre reticente na hora de preencher os impressos mas isso agora mudou. Agora tenho a certeza que ele é mesmo mal gasto.
Ainda assim, prefiro viver esta presente certeza do que numa dúvida a vida inteira.

Os meus euros vão para pagar uma dívida que, definitivamente, não contraí. Sou, como milhões de almas lusitanas, uma espécie de fiadora involuntária.
Digo isto não para me queixar mas para que não julguem que esta vontade de vos dar uma contribuição maior é fruto de um qualquer sentimento de culpa que me assola.

É que não me apetece ter ministros a dizer que o problema começou em mim, nem candidatos ao cargo a apregoar que quem criou o problema que o resolva.

Já separei mais dinheiro para vos dar (para grande tristeza da minha filha que queria uns livros para a escola), aguardando apenas que me digam qual o procedimento mais adequado para que o dinheiro chegue às vossas mãos (ou da troika, vai dar ao mesmo) sem que tenha problemas com este acto.

Muito obrigada pela disponibilidade em me responder.
Mariazinha

------------------------------------------------

De: Finanças
Para: Mariazinha
Assunto: Quero pagar mais impostos

Exmo(a) Senhor(a)
Agradecemos o seu contacto e em resposta ao solicitado informa-se o seguinte:

Relativamente ao conteúdo do seu mail, informo V.ª Ex.ª que deverá formular novo pedido com uma descrição completa e precisa dos factos, cujo enquadramento jurídico-fiscal pretende, acompanhado do número de identificação fiscal (NIF), conforme impõem os artigos 59º da LGT e 29.º,30º e 31.º do Dec.-Lei n.º 14/20130, de 28 de janeiro e ainda conforme orientação veiculada pelo Oficio Circulado 20083, de 12.05.2003, que pode consultar no site oficial da DGCI, no endereço www.portaldas financas..gov.pt.

Caso não seja o interessado directo na questão, deve ainda proceder à identificação dos seus representados.
Será arquivado sem mais formalidades o seu mail, por se considerar existir desinteresse e falta de colaboração da sua parte, em caso de não enviar os elementos solicitados e legalmente necessários, no prazo peremptório de 10 dias.

Mais informo que poderá obter esclarecimentos verbais sobre qualquer questão fiscal junto dos serviços de finanças, serviços de apoio presencial ao contribuinte, loja do cidadão ou call center da AT ligando pelo número 707 206 707.

Com os melhores cumprimentos

------------------------------------------------

De: Mariazinha
Para: Finanças
Assunto: Quero pagar mais impostos

Boa tarde.

Em resumo e para ter a certeza que percebi correctamente:
Para vos dar mais dinheiro terei de contratar um advogado e um fiscalista para que me façam uma descrição completa e precisa dos factos, cujo enquadramento jurídico-fiscal pretendo, para vos apresentar.

O único problema é que se contratar esses especialistas deixo de ter o dinheiro que vos quero dar a mais.

Tenho pena mas sendo assim vou guardá-lo para o próximo ano que é bem provável que com o aumento da carga fiscal aquilo que seria uma doação este ano passe a ser necessário para cumprir o meu dever no próximo.

Com os melhores cumprimentos,
Mariazinha


SEM RESPOSTA

Sem comentários: