quinta-feira, 13 de junho de 2013

Há 60% de hipóteses

Há 60% de hipóteses de uma nova recessão mundial


A previsão pessimista foi feita hoje pelo maior gestor de obrigações do mundo.
"Tendo em conta que a última recessão global teve lugar há quatro anos e tendo em conta que a economia global está hoje significativamente mais endividada do que há quatro anos, acreditamos que neste momento há uma possibilidade de mais de 60% de experimentarmos uma nova recessão nos próximos três ou cinco anos".
Quem o afirma é Saumil H. Paurikh, membro do comité de investimento da Pimco, a maior gestora de obrigações do mundo. A instituição liderada por Bill Gross gere neste momento activos de mais de 280 mil milhões de euros.

Haverá recessão?

A economia é a soma de um conjunto de fatores imprevisíveis mas tentando olhar de uma forma racional para alguns indicadores económicos e apoiado nas melhores teorias económicas conseguimos perceber que os ciclos económicos tornam-se cada vez mais curtos quanto maior é o endividamento.

Dívida só traz recessão e quanto maior for a dívida menor será o ciclo económico com o consequente estouro da bolha.

Se a hipotética recessão global acontecer muitos opinion-makers vão tentar culpar a Europa (que está a ressacar com a falta do vício) quando os maiores responsáveis na verdade são os EUA (que continua forte no vício)... E não podemos descurar também o que acontece na Ásia particularmente na China e Japão.

A recessão mundial pode acontecer também com o despoletar de um qualquer evento que irá demonstrar como os fundamentais económicos globais são fracos. Um qualquer evento que pode ser uma falência bancária, bolha imobiliária, inflação, crash bolsista, guerra, bancarrota de um país...

Se os nossos leitores forem perspicazes chegam rapidamente à conclusão que seja qual for o evento que ocorra ele está sempre inter-ligado com o endividamento mas muitos ainda teimam em querer chamar de políticas de crescimento.


Sem comentários: