domingo, 30 de dezembro de 2012

Euro VS USA

Anónimo disse...
E o euro ainda está numa situação muito pior porque detem uma dívida de 18000 biliões de euros. A Alemanha deve 5500 biliões, a França outros 5000 biliões, até o Luxemburgo deve 2000 biliões... e nós 200 biliões. Que diferenças!!! e nós é que somos os incumpridores!!! Acho que os EUA estão numa situação muito melhor que nós porque são um país e não vão ser só algumas regiões que vão pagar a dívida, ao contrário da UE.
Comentário aqui

Minha resposta:

A bomba relógio americana





Veja em tempo real aqui


Quadro USA "debt bomb"

dívida pública


credores externos



Quadro dívida pública EUA vs zona Euro + UK


E os UK nada tem a ver com a Zona Euro.


Quadro evolução valor do dólar


E a impressora não para...





5 comentários:

vazelios disse...

Os EUA tentam desde o subprime mandar o foco das noticias para cima da Europa...o ano passado era o jogo dos downgrades.

Como a Europa até se aguentou melhor do que esperavam, começam a ver que o problema real não reside aí, no que toca a politica financeira externa.

Com o upgrade da Mookdy's à grécia aqui há um par de semanas notei que se calhar a estratégia deverá estar a mudar.

Se está não sei, mas devia.

EUA a alinhar-se e a aliar-se à Europa, Vs China, India e resto da Asia.

Parece-me uma estratégia mais inteligente visto que já não se trata dos EUA Vs Europa mas estes dois versus o mundo inteiro.

O problema dos EUA depois tem outra (s) componente (s): Está metido em tudo o que é negocio, politica, escandalos, guerras, pelo mundo inteiro.

São muitas facturas por pagar (veja-se o custo da guerra no Iraque que é 10vezes mais do que o estimado por Bush).

Juntando isto tudo à mentalidade completamente alucinada dos americanos, a sua multiculturalidade, é um problema que ainda nem veio à tona mas quando vir será pior que as manifs dos Europeus.

Anónimo disse...

http://www.indexmundi.com/luxembourg/debt_external.html
http://www.indexmundi.com/germany/debt_external.html
http://www.indexmundi.com/spain/debt_external.html
http://www.indexmundi.com/france/debt_external.html
http://www.indexmundi.com/european_union/debt_external.html
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_external_debt

Quando olho para estes links e comparo com o gráfico "Quadro dívida pública EUA vs zona Euro + UK" vejo diferenças (os valores também são de 2011). Os EUA estão numa situação muito complicada, mas nós ainda pior, porque o dolar é eterno, todos os americanos vão defendê-lo porque são um país.

David Seraos disse...

O dólar é eterno por os EUA serem um único país?

O dólar não é eterno, mas o problema nem é esse, o dólar pode ser eterno mas isso não muda nada.

O dólar não precisa de acabar para deixar de ser a moeda mundial, e quando deixar de ser a moeda "mundial" os EUA irão sofrer um forte queda (e forte queda é ser simpático), pois eles ainda se tem aguentado porque estão apoiados pela sua moeda, que é a moeda "mundial", mas cada vez mais está a ser "destruida" pelas consecutivas impressões gigantescas.

David Seraos disse...

Caro Anónimo

Esses links são de dívida externa, e os valores do gráfico em questão são dívida pública, por isso é que existe grandes diferenças nos valores, pois a dívida externa é a dívida de pessoas, empresas e estado.

Nesse site para ter a dívida pública em nominal tem dir a Public Debt e multiplicar pelo GDP (official exchange rate) e aí é que lhe dá a dívida pública. Mas esse site tem é estimativas e não valores reais (Previram que a dívida pública dos EUA seria de 67,7% mas foi de 100%). Por isso se quiser números reais de 2011 terá dir a sites como o Trading Economics (http://www.tradingeconomics.com), ou ao relatório do FMI, que dá para consultar no google se pesquisar "public data", mas tem de alterar o idioma para inglês para o conseguir encontrar.

E neste dois também terá de fazer PIB x %Divida Pública

Assim terá mais ou menos os valores que estão naquele gráfico :)

vazelios disse...

O DOLLAR É ETERNO!

Frase de 2012, mesmo ao cair do pano